sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

TCUL operadora que mais passageiros transportou em 2010

Lubango – Vinte e seis milhões e 600 mil passageiros foram transportados pela Empresa Pública de Transportes ( TCUL) , em 2010, num total de 32 milhões e 800 mil de todas as instituições ligadas ao Ministério dos Transportes.
A informação foi prestada hoje, no Lubango, pelo ministro dos Tansportes, Augusto Tomás, quando procedia à abertura do III Conselho Consultivo Alargado do pelouro, que decorre até sexta-feira.
Segundo o ministro, os números alcançados pela Empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL) representam 80 porcento da cifra global neste sector, que foram de 32, 2 milhões de passageiros.
Augusto Tomás sublinhou que houve, em 2010, um incremento nesta vertente, comparativamente aos dez milhões e 200 mil transportados pelas empresas públicas em 2008.
Adiantou que esta evolução não foi igual no sector de cargas, pois, em 2008, 33 milhões e 600 toneladas foram transportadas pelas empresas pública e em 2010 caiu para 27 milhões e 600 mil. Acrescentou que o transporte de carga contentorizada diminuiu igualmente entre 2008 (640 mil contentores) e 2010 (595 mil), talvez pela crise financeira internacional.
Lembrou que estudos recentes indicam que os custos dos transportes, como parte do valor da exportações em África, oscilam entre 30 e 50 porcento, podendo atingir três quartos nos países do interior, contra uma média de 17 porcento nos demais países em desenvolvimento. 
Afirmou que nesta situação, para Angola ser competitiva os objectivos não passam por igualar o padrão aos de outros países em desenvolvimento, mas atingir as melhores práticas dos países desenvolvidos.
O Conselho Consultivo que decorre sob o lema “Os transportes em número” termina na sexta-feira e nele estão a ser apresentados os relatórios sobre a monitorização dos indicadores de gestão das empresas públicas do sector relativos aos últimos três anos e está a ser feita a apresentação dos projectos de orçamento e programa de investimentos para 2012.
Participam do mesmo directores nacionais, presidentes de conselhos de administração, administradores, executivos e funcionários das empresas públicas ligadas ao sector dos transportes.
Fonte da Matéria: http://www.portalangop.co.ao/
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorizaçã

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...