O contrato para a compra dos três ônibus a hidrogênio foi firmado entre o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e o consórcio que desenvolve o Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, coordenado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) por um valor próximo a US$ 1 milhão por unidade. A previsão é de que em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, eles já sejam integrados à operação da frota intermunicipal gerenciada pelo governo de São Paulo.
Segundo a EMTU, os novos ônibus a hidrogênio terão um índice de nacionalização superior ao protótipo já testado. O destaque é o motor elétrico de tração, que passará a ser fabricado no Brasil. Continuam importados as células a hidrogênio, as baterias auxiliares de tração e os tanques de armazenamento de hidrogênio a bordo. Assim como o protótipo desse modelo, que está em teste desde 2009, os novos veículos não emitirão qualquer poluição, liberando apenas vapor de água no meio ambiente.
Os veículos terão portas dos dois lados para operar tanto pela porta direita quanto pela esquerda em corredores onde as operações de embarque e desembarque são realizadas nas plataformas centrais (por exemplo, a extensão Diadema - São Paulo do Corredor ABD).
Fonte Da Matéria: http://www.otmeditora.com.br/
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