sexta-feira, 23 de março de 2012

Na Rio+20, projeto divulgará ônibus que usa diesel de cana

Desde janeiro, 20 ônibus de transporte público estão rodando nas ruas da capital fluminense com 30% de diesel obtido a partir da cana-de-açúcar, que são acrescentados ao diesel fóssil.
A utilização do biocombustível diesel de cana não implica em alteração mecânica nos motores dos ônibus, o que elimina a necessidade de investimentos adicionais para fazer a substituição do diesel fóssil.
Os dados preliminares obtidos no projeto Diesel de Cana - Rumo a 2016 serão apresentados pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) durante a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, em junho.
A ideia é elevar os 20 ônibus para 30 ônibus neste ano, disse à Agência Brasil o gerente da Fetranspor, Guilherme Wilson.
O gerente da Fetranspor não tem dúvidas de que o projeto trará melhorias para o ambiente.
A perspectiva é diminuir a emissão de gases de efeito estufa até 90%, porque o combustível é feito a partir de biomassa renovável, no caso a cana-de-açúcar.
Os testes, que serão realizados por pesquisadores da Coppe-UFRJ (Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), determinarão também se haverá redução de custos para as empresas de ônibus.
Fonte da Matéria: http://www.maceioagora.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...