quinta-feira, 10 de maio de 2012

Empresa chinesa anuncia fábrica de caminhões em Pernambuco

Estatal Shaanxi Automobile Group (SAG) vai fabricar caminhões da marca Shacman no estado a partir de 2013
A estatal chinesa Shaanxi Automobile Group (SAG) passará fabricar caminhões da marca Shacman em Pernambuco a partir de 2013, de acordo com anúncio feito hoje pelo governo do Estado. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, visitou uma das fábricas da empresa na China, quando fechou o investimento de R$ 1 bilhão, de acordo com informações do site do governo estadual.
A construção da planta deve começar ainda este ano, com previsão de duração de dez meses. A companhia prevê, inicialmente, a fabricação de dez mil veículos por ano, com expectativa de dobrar o número até 2017. A SAG produz atualmente cerca de 200 mil caminhões e ônibus por ano, que são distribuídos nos cinco continentes.
A fábrica será instalada em Caruaru, em uma área de 220 hectares já desapropriada, e fará parte de um futuro complexo industrial automotivo para fabricação de caminhões e ônibus que o governo pretende desenvolver. Os caminhões pesados e extra-pesados fabricados serão distribuídos para toda a América do Sul, de acordo com o comunicado do governo de Pernambuco.
"O grande trabalho é para que, em vez de só comprar produtos da China e gerar empregos aqui, a gente possa levar empresas chinesas para gerar empregos em Pernambuco", disse o governador Eduardo Campos, em nota publicada no site oficial do governo.
Os chineses receberam incentivo fiscal de 95% sobre o saldo devedor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com o Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco (Prodeauto). A SAG deve receber ainda incentivos municipais da Prefeitura de Caruaru, como a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por dez anos.
"Eles pretendem alcançar mais de 65% de nacionalização e, para isto, devem fabricar também os motores, a transmissão e os eixos para caminhão e ônibus em Pernambuco", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, também em nota.
A marca Shacman, que já possui uma central de distribuição no Porto do Recife, é resultado de uma parceria tecnológica entre a SAG e a MAN, do grupo Volkswagen.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...