quinta-feira, 31 de maio de 2012

Município de Niterói vai ganhar nova frota de ônibus até o fim de julho

Por: Priscilla Aguiar 
Novos coletivos trarão mais agilidade para embarque e desembarque. Veículos serão padronizados com cores específicas de acordo com itinerário e também terão ar condicionado
Até o fim de julho uma nova frota de ônibus começa a circular pelas ruas da cidade. O layout dos novos ônibus foi apresentado, na última quarta-feira, pelo prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e pelo presidente da NitTrans, Sérgio Marcolini, no Caminho Niemeyer, no Centro. De acordo com o prefeito, a nova frota trará mais agilidade na hora de embarque e desembarque, já que os coletivos terão entrada e saída de passageiros em piso baixo, o que vai diminuir o trânsito na cidade.
Para Sérgio Marcolini, outro fator que vai contribuir para diminuição do trânsito é o conforto oferecido pelos novos ônibus. Os coletivos terão ar-condicionado e dispositivos visuais e sonoros, para informar as paradas de ônibus. “Muitas pessoas não trocam o seu carro pelo ônibus que circula atualmente. Com a nova frota a população terá muito mais conforto, o que certamente vai fazer com que mais pessoas passem a usar o transporte coletivo”, destacou.
A substituição da frota é resultado da concessão pública realizada este ano pela prefeitura, através de licitação, para operação do sistema de transporte por áreas de atuação. Dois consórcios, a Transnit e a Transoceânica, formados pelas empresas que já operam no município, serão responsáveis pela exploração do serviço nos próximos 20 anos. A cidade será dividida em duas áreas de atuação. Uma será compreendida por ônibus de cor vermelha e a outra por ônibus de cor verde.
Itinerário distribuído por cor- Os ônibus de cor vermelha circularão pela Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Barbara e Pé Pequeno. Já os de cor verde farão o transporte em São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santa Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim. Os ônibus terão interligação em Icaraí. A numeração e o preço da passagem não serão alterados.
A principal diferença entre os novos ônibus e os que circulam hoje é a plena acessibilidade para deficientes físicos e visuais, segundo a prefeitura. Outro diferencial é que com os novos ônibus o motorista terá um monitor que permitirá ver se o passageiro já embarcou ou desembarcou do veículo. Além disso, os ônibus possuem câmbio automático, são mais silenciosos e são equipados com a nova tecnologia euro V, que polui menos. Os ônibus terão ainda cerca de dois metros a mais. 
Atualmente em Niterói são 750 veículos, com a mudança serão 672. Desse número 40% terá ar-condicionado e todas as especificidades relatadas. A frota será substituída gradativamente. A cada ano pelos menos 50 novos veículos começarão a circular na cidade. 
De acordo com o presidente da NitTrans, a implantação da nova frota terá um período de estudo de demandas o que poderá alterar o número de veículos. Ele revelou ainda que, para que não haja dúvidas em relação à nova frota, a NitTrans fará uma cartilha, na qual serão explicadas, detalhadamente, todas as mudanças. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...