Ônibus estacionados no terminal urbano. Frota atual será substituída por veículos zero quilômetro no mês de junho
Ednéia Silva
Contagem regressiva para a renovação da frota de ônibus que operam no transporte coletivo de Rio Claro. Os veículos que circulam atualmente têm que ser substituídos por novos até o dia 29 de junho. O prazo está estabelecido no contrato nº 195/2011 assinado entre a prefeitura e a empresa Rápido São Paulo, responsável pelo serviço de transporte no município, em 29 de dezembro do ano passado.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura nessa segunda-feira (28). De acordo com a prefeitura, o item 4.10.2 do contrato determina que a frota seja renovada em até 180 dias após o início das operações. Esse prazo vence em 29 de junho.
A expectativa é que os novos ônibus comecem a operar no dia 24 de junho, dia do aniversário da cidade. No entanto, a informação não foi confirmada. Em entrevista anterior ao JC, o proprietário da empresa, João Chinen, disse que a nova frota, com 60 carros, entrará em circulação em junho, mas não especificou a data.
Informações divulgadas anteriormente pela prefeitura afirmam que os novos veículos serão adaptados para portadores de necessidades especiais, antecipando uma exigência da legislação que entrará em vigor a partir de 2014.
Chinen também já adiantou que os carros terão um completo sistema de segurança com GPS e duas câmeras de vídeo, uma voltada para o embarque e desembarque de passageiros e outra para o cobrador. Segundo ele, por meio do GPS, será possível monitorar o motorista e veículo para verificar o cumprimento das normas de trânsito.
O contrato de transporte coletivo estabelece ainda que a frota seja compostos por veículos com idade média de cinco anos. Conforme a assessoria, “isso não significa que todos os ônibus deverão ser trocados a cada cinco anos, mas que os veículos deverão ser periodicamente trocados de modo que a média de idade do conjunto de veículos da concessionária em operação no município seja de cinco anos”.
0 comentários:
Postar um comentário