segunda-feira, 4 de junho de 2012

Depois de décadas de expectativa, o Túnel da Grota Funda será inaugurado quarta-feira (6/6)

Como dia 7 de junho é prazo limite para desincompatibilização dos futuros candidatos a cargos públicos na próxima eleição, Eduardo Paes que sairá candidato à reeleição bateu o martelo e vai mesmo inaugurar o Túnel da Grota Funda na próxima quarta-feira (6/6).
Com a inauguração do túnel, começa a rodar o BRT em algumas estações. Eduardo Paes esclareceu que o sistema é um novo sistema de transporte e por isso foram escolhidas algumas estações para início de funcionamento. Segundo o prefeito a população precisa se acostumar com o novo modelo, e paulatinamente serão incluídas novas estações no trajeto.
- "A cada semana, vamos incorporando novas estações. É um novo modelo de transporte na cidade, por isso precisamos de testes e de um período de adaptação da população", avisa o prefeito.
A cerimônia de inauguração deverá acontecer às 9:30 h de quarta-feira (6/6), e a partir das 10:00 hs o tráfego para carros particulares também estará liberado no túnel. O Túnel da Grota Funda deverá se chamar Vice-Presidente José de Alencar e especula-se que o ex-presidente Lula grande amigo de José de Alencar estará na inauguração prestando essa homenagem.
O túnel tem uma extensão de 1,1 km, e deverá encurtar o caminho de Guaratiba ao Recreio em 4 quilômetros de curvas da serra. Com vários sistemas de segurança, esse túnel incorpora uma série de tecnologias que serão monitoradas por um centro de controle durante 24 horas por dia. Dentro do túnel, por exemplo, existirão botões de emergência para que motoristas em apuros peçam socorro.
120 policiais deverão dar a segurança necessária aos passageiros do BRT. Haverá um policial em cada estação e os bilhetes deverão ser comprados nas plataformas como o metrô. Dentro de cada estação haverá monitores informando o tempo de espera de cada carro e o embarque será feito no nível da estação. Em cada estação existirá ainda, bicicletário e rampa de acesso para cadeirantes. Todo o sistema será monitorado por câmeras, e a prefeitura instalou 38 radares que multarão quem avançar na pista seletiva.
Inicialmente os BRT´s rodarão entre 10 h e 15 h em apenas 9 estações que poderão ser conferidas neste infográfico do Dia-Online

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...