quinta-feira, 7 de junho de 2012

Inaguração do BRT Transoeste não ganhou nota 10

Novo corredor expresso não agradou a todos
POR CHRISTINA NASCIMENTO
DIOGO DIAS
Rio - Por volta das 8h desta quarta-feira, duas horas antes do horário previsto para a chegada do primeiro ônibus articulado à Estação Pingo D’ Água, em Santa Cruz, os bilhetes de embarque já tinham se esgotado naquela parada.
Zona Oeste ficou mais perto: 
Túnel da Grota, aberto ontem, está na rota do BRT e foi liberado | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
A curiosidade dos passageiros do BRT Transoeste podia ser medida pela fila, que começou às 6h30. Com o BRT, os 32 km do trajeto Pingo D’Água - Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, foi percorrido em 55 minutos. Antes, levava uma hora e meia. O Túnel da Grota Funda, entre o Recreio e Guaratiba, também foi aberto ao trânsito ontem.
A inauguração do tão esperado corredor expresso contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que discursou defendendo a reeleição do prefeito Eduardo Paes.
O início da operação do corredor empolgou passageiros como a aposentada Suely Fernandes, de 66 anos, que registrava tudo com uma máquina fotográfica.
Moradora de Campo Grande, ela aguardou o fim da inauguração para seguir viagem até a estação Recreio Shopping. A cerimônia atrasou de 10h para 13h o início da liberação para os passageiros.
“Ficou confortável e estou muito satisfeita. Só me arrependi de não trazer agasalho. Não esperava que o ar condicionado estivesse tão forte”, observou Suely.
Suely levou até máquina fotográfica para registrar o passeio no BRT | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
O novo sistema também agradou ao gesseiro Verinaldo Araújo, 39 anos. Ele mora em Santa Cruz e vai utilizar o BRT diariamente para ir e voltar do trabalho, em Jacarepaguá. “Não imaginei que chegaria o dia em que pessoas de carro sentiriam inveja de quem está andando de ônibus. É uma maravilha!” Já o cozinheiro Mauricélio Ramalho, 42, embarcou só para conhecer os ônibus do Transoeste: “É um luxo.”
Estação grande confundiu usuária: funcionário ‘segurou’ ônibus no grito
Apesar dos elogios, o novo sistema ainda não ganhou nota 10 de todos. A funcionária pública Maria Inez Balomares, 48, conta que esperou cerca de 25 minutos para embarcar na estação Recreio Shopping. A passageira explica que, por se tratar de uma estação dupla — que atenderá a linhas expressas e paradoras —, ela não sabia onde aguardar o ônibus.
“A estação é muito grande e os ônibus não paravam no mesmo local. Alguns pegavam passageiros no início do ponto e outros, no fim. Estava confuso. Só consegui embarcar no terceiro ônibus, depois que um funcionário da prefeitura gritou para o motorista”, reclamou.
Moradora do Recreio, Maria Inez ainda enfrentou problemas para desembarcar em Campo Grande. As portas da Estação Magarça, que ainda não está funcionando oficialmente, não abriram quando ela desceu do ônibus.
Já o auxiliar administrativo Luis Augusto, 58, queria mais assentos nos coletivos articulados.
Clima de campanha esquenta eleição
O ex-presidente Lula ignorou as recomendações médicas para não discursar — ele se recupera de um câncer na laringe — e falou por mais de 10 minutos ao visitar ontem o Transoeste. Foi aplaudido e defendeu a reeleição do prefeito do Rio. Disse que valeu a pena ter pedido votos para Eduardo Paes e que pedirá novamente, com muito mais “convicção”.
Paes contou ter pressionado a construtora para que a obra, prevista para dezembro, ficasse pronta em tempo recorde. E riu ao afirmar que muitas pessoas diriam que a ‘pressa’ tem motivos eleitorais. “Quem me elegeu foi o povo da Zona Oeste. Vou governar para todos, principalmente os pobres”, afirmou Paes. O governador Sérgio Cabral prometeu unidades de pacificação (UPP) em toda a Zona Oeste e trens novos em todo o ramal Deodoro da SuperVia até setembro.
Lula recorreu ao humor para falar do BRT e do túnel da Grota Funda: “Tem gente que pensa que pobre só gosta de pé de frango. Mas gosta de peito de frango também”. O PSDB deverá entrar com representação na Justiça contra Lula e Paes por crime eleitoral. Segundo o deputado Otávio Leite, candidato a prefeito, houve “propaganda eleitoral explícita” e “afronta à democracia”.
Pagamento é só com cartão
- As paradas
Por enquanto, só 9 estações do trecho Santa Cruz-Alvorada estarão abertas, das 10h às 15h. A rota é pelas avenidas D. João VI e das Américas. As paradas são: Pingo D’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra Branca, Riomar, Novo Leblon e Alvorada
- Passagem
A tarifa é de R$ 2,75 e o pagamento é só com cartões Riocard, Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Carioca. É possível comparar bilhete nas estações. 
- Integração
Enquanto as linhas alimentadoras não entram em circulação — o que ocorrerá no dia 14 de julho — o usuário pode fazer dois embarques por R$ 2,75 dentro da cidade (BRT + ônibus comum ou van com validador). Isso só vale para quem tem o Bilhete Único ou RioCard com o CPF cadastrado.
- Expansão
Novas estações serão abertas entre Barra e Santa Cruz até o dia 23. O horário de funcionamento também será estendido.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...