segunda-feira, 11 de junho de 2012

Nova tecnologia fiscaliza empresas de ônibus em SP

SP-TRANS usa sistema integrado de monitoramento para fiscalizar qualidade do transporte
Implantado pela São Paulo Transporte – SPTRANS, o transporte por ônibus urbano, na cidade de São Paulo, está completamente equipado por um moderno sistema de monitoramento e controle eletrônico. 
A adoção desta tecnologia polivalente permite que ao mesmo tempo, seja acompanhado o cumprimento das viagens programadas em todas as linhas; fazer intervenções nem tempo real para a correção dos problemas operacionais e, ao mesmo tempo gerar uma base detalhada de informações para otimizar o atendimento a população.
Com isso a empresa visa avaliar permanentemente a qualidade dos serviços prestados pelas empresas e cooperativas responsáveis pela locomoção de 6 milhões de passageiros diariamente na capital. Ou seja, os sistemas inteligentes (intelligent transportation sistems, its) se utilizam dos recursos tecnológicos de telecomunicações na produção de aplicações de gerenciamento, monitoramento e controle para os diversos segmentos da área de transporte e também do trânsito.
Por seu intermédio os técnicos da SP-Trans visualizam a posição dos veículos em tempo real e conseguem: adequar a programação semafórica para priorizar o deslocamento dos coletivos; interveem nas situações de emergências e exceção; sinalização da fluidez e congestionamentos do sistema viário visualização da situação dos paradas e estações de transferências; informações on line sobre os serviços aos usuários.
Desde o dia 26 de março deste ano que foi lançado um sistema que deixará o usuário acompanhar em tempo real o deslocamento dos ônibus pela cidade de São Paulo, bem como a previsão do horário em que eles chegarão ao ponto. O serviço leva o nome de Olho Vivo, e possui 3 categorias:
- De olho na linha: o usuário poderá consultar, ao longo do trajeto de sua linha, os ônibus que poderão lhe atender;
- De olho no ponto: o usuário poderá saber em quanto tempo o ônibus chegará ao ponto em que ele está;
- De olho na via: o usuário poderá acompanhar como está o desempenho dos principais corredores viários da cidade.
Segundo a SPTrans, as previsões realizadas pelo sistema, que monitora os chips de GPS instalados em 15 mil ônibus, terão cerca de 96% de acerto, e a margem de acerto e erro é de 5 minutos.
Vale lembrar que para ter acesso ao Olho Vivo, o usuário deverá ter uma conexão com a internet em um dispositivo como smartphone (celular), tablet ou notebook. Como vimos AQUI, o Terminal de Ônibus Santo Amaro possui conexão à internet via Wi-Fi que pode ser utilizada gratuitamente, durante 15 minutos.
Por: Nailton Souza

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...