quinta-feira, 19 de julho de 2012

Consórcios vão operar as frotas de ônibus por vinte anos em Niterói

Foto: André Redlich 
Por: Aline Balbino 
Prazo começou a contar no último sábado, quando ônibus começaram a circular pelas ruas da cidade. Antigos coletivos já começam a se adequar ao novo modelo adotado no município
Os consórcios TransNit e Transoceânica vão operar a frota de ônibus de Niterói pelos próximos 20 anos, a contar do último sábado, dia 14, quando os novos coletivos começaram a circular pelas ruas da cidade. A ordem para início dos serviços foi oficializada na última quarta-feira pela Prefeitura, com data retroativa para entrada em vigor. 
Embora inicialmente a Niterói, Transporte e Trânsito (NitTrans) tenha informado que a nova frota começaria a circular no próximo sábado, desde o último final de semana já é possível ver pelas ruas coletivos nas cores vermelha, do Consórcio TransNit, e verde, da Transoceânica.
Ônibus ainda não padronizado já exibe identificação de consórcio que opera a linha. 
Alguns ônibus ainda não foram padronizados, mas já exibem pequenos adesivos informando a qual consórcio pertencem. A Auto Lotação Ingá Ltda representa a Concessionária TransNit e o Consórcio Transoceânico é representado pela empresa Viação Pendotiba S/A. O Consórcio TransNit engloba ainda as empresas Expresso Barreto, Auto Ônibus Brasília, Transporte Peixoto, Araçatuba e Brasília. O Transoceânico reúne também a Santo Antônio Transporte, Viação Fortaleza e Expresso Miramar. 
O aposentado Oscar Santos, de 75 anos, aprova a novidade, mas teme que a identificação dos itinerários pela cor possa confundir idosos como ele.
“Muitas pessoas que não enxergam bem ou não sabem ler se guiavam pelas cores das linhas. Agora é tudo igual”, disse. 
Segundo a Subsecretaria de Transporte de Niterói, a frota está sendo substituída, gradativamente, por novos ônibus, padronizados, com as respectivas cores, e terão ar-condicionado e entrada e saída de passageiros com piso baixo. As empresas colocarão em circulação, anualmente, 50 novos coletivos. 
Como os novos ônibus serão maiores (com mais lugares) e mais confortáveis, o número de coletivos em circulação vai diminuir. A expectativa é de que haja, a médio prazo, uma redução da frota de 750 para 600 ônibus.
Para Sérgio Marcolini, presidente da NitTrans, a diminuição no número de coletivos contribuirá com a redução de engarrafamentos.
“Estamos realizando uma racionalização das linhas. Devemos ter uma redução no engarrafamento, porque com as melhorias nos coletivos as pessoas deverão usar os ônibus com mais frequência.” 
Marcolini disse ainda que no início as pessoas sentirão uma diferença por conta das novas cores.
“Acredito que nesse início as pessoas vão estranhar assim como aconteceu no Rio. Mas, pensamos nisso antes da mudança e os números das linhas serão maiores e não serão mudados. A programação visual contará com números visíveis para não prejudicar os idosos”.
Itinerários – Os coletivos vermelhos circularão pela Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara e Pé Pequeno. Já os de cor verde trafegarão por São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santo Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim.
Fonte da Matéria:  http://jornal.ofluminense.com.br/

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...