quarta-feira, 4 de julho de 2012

Transporte inovador para o Subúrbio

Entrou em operação, nesta terça (03), o primeiro ônibus teste do BRS – Bus Rapid Suburban, atendendo o Subúrbio de Salvador, deixando a população surpresa com o novo sistema, desde 5h40 da manhã de ontem. O veículo articulado, mede 21 metros de cumprimento e tem capacidade para até 140 pessoas, por viagem.
O BRS é sistema de transportes, que envolve uma série de ações específicas na mobilidade urbana. Idealizado no Rio de Janeiro, ele foi adaptado à Salvador, pela SETIN, através da Transalvador, para atender, em princípio, o Subúrbio Ferroviário. 
O veículo Neobus, é um equipamento que compõe esse sistema. Por ser de fato um transporte de massa, ele é mais extenso e com menos poltronas, sendo maior que o veículo BRT, mostrado nos últimos meses e que serviria aos bairros da Av. Paralela. 
 Rápido e confortável, para o superintendente da Transalvador, Alberto Gordilho, este veículo pretende inaugurar o verdadeiro transporte de massa, por transportar confortavelmente um maior número de passageiros; um equipamento que melhor qualificará o serviço na mobilidade integrando-se, a posteriori, com o metrô e todos os outros modais, interligando toda a Salvador. 
“O Neobus veio para aliviar, sobretudo, a grande demanda nos horários de pico ou seja, de 5 às 9 da manhã e 16h30 às 20h30. O resultado foi satisfatório em toda manhã de hoje”, avaliou.
A fase de testes durará entre 13 e 20 dias, percorrendo do final de linha de Alto de Coutos até a Pituba, passando pela Av. Afrânio Peixoto (Suburbana), chegando à Calçada, Túnel Américo Simas, Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), Iguatemi, Caminho das Árvores, Av. Paulo VI, Itaigara, Av. ACM, de novo em frente ao Iguatemi, Rodoviária, Av. Bonocô e a partir daí, o mesmo itinerário até chegar de volta a Alto de Coutos.
Para Marcus Flores, Diretor de Transportes da Transalvador, este é um ganho merecido para população usuária do transporte público: “Com motor Volvo e carroceria Neobus, é um equipamento moderno, automatizado, com GPS, elevadores para deficientes, dotado de excelente tecnologia na área de transporte de massa”, ressalta. 
Além da tecnologia avançada, o BRS tem um design futurista que agradou a população, tanto quanto o conforto e rapidez, cujo percurso permite veículos neste porte. 
Vale salientar que um sistema articulado parecido operou em Salvador há pouco mais de duas décadas, com a diferença de medir 15 metros cada veículo, ao passo que atual mede 21 metros. Em Curitiba, pela sua característica topográfica, esse sistema chega a comportar modelos biarticulados e com maior extensão. 
 O Secretário de Transportes, José Luiz Costa, está otimista com a nova aquisição para o transporte público de Salvador, considerando que esta medida se soma ao esforço do Administração em requalificar e modernizar o transporte público, regularizando o Sistema através de licitação e ressalta que o Projeto Básico do novo Sistema de Transporte Público está disponível desde o último 05/06, para consulta e sugestões da população e a sociedade como um todo, pelo site www.infraestrutura.salva dor.ba.gov.br

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