quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Transmissões ZF estão presentes em 98% do portfólio de ônibus da Volkswagen

• Com a nova linha Volksbus, ZF passa a equipar 98% do portfólio de ônibus da VW; 
• Quatro dos cinco ônibus que farão a Rota Volksbus estão equipados com transmissões ZF; 
• A parceria entre a ZF e a VW começou em 2001, quando a ZF-Ecomat passou a equipar os ônibus urbanos com motor traseiro de 17 toneladas. 
O Grupo ZF consolida-se como parceiro tecnológico na linha 2012 de ônibus Volkswagen. A montadora destacou cinco veículos Euro 5 para a “Rota Volksbus”, que percorrerá 23 Estados durante seis meses para demonstrações junto a mais de 300 clientes. E quatro dos cinco modelos que rodarão pelo Brasil estão equipados com transmissões ZF.
Hoje, os equipamentos produzidos pelo Grupo ZF estão presentes em 98% do portfólio de ônibus VW, uma escolha baseada na robustez, qualidade e confiabilidade das famílias de transmissões Ecolite, Ecomat e Ecolife.
Os modelos da “Rota Volksbus” equipados com as transmissões ZF são os que possuem os chassis VW 9-160 (caixa de câmbio Ecolite S5 420 HD), VW 17-230 V-Tronic (com a AS Tronic Lite 6AS 1010 BO) e os VW 15-190 e 17-230 (transmissão 6S 1010 BO também da família Ecolite).
A primeira transmissão a ser aprovada pela Volkswagen foi a automática da família Ecomat. Desde 2001, o produto está disponível como opcional para os ônibus urbanos de 17 toneladas com motorização traseira.
Há nove anos a transmissão de 5 marchas da família Ecolite, a S5 420 HD, equipa 100% dos micro-ônibus de 8 e 9 toneladas da montadora.
Em 2010, a ZF lançou a transmissão de 6 marchas, a 6S 1010 BO, aplicada aos ônibus urbanos. O equipamento, então importado da Europa, foi adaptado às necessidades específicas do mercado e da Volkswagen. A partir do segundo semestre deste ano, esta transmissão passará a ser montada na fábrica de Sorocaba, nas versões manual e automatizada.
Com a chegada do Euro 5, as transmissões da família Ecolite passaram a equipar todos os modelos de ônibus urbanos da VW. Hoje, a participação do Grupo ZF nos ônibus urbanos de 15 e 17 toneladas com motorização dianteira da VW é de 100%. 
A última evolução na parceria tecnológica entre a ZF e a MAN foi a inclusão da transmissão Ecolife no primeiro ônibus articulado da marca VW no Brasil: o chassi 26.330 OTA, que já sai de fábrica equipado com a Ecolife 6AP 1700 B.
Ônibus VW equipados pela ZF
Mini/Micros 
5.150 OD 
8.160 OD 
9.160 OD 
9.160 OD Plus
Transmissão ZF-Ecolite S5 420 HD: com cinco velocidades, foi concebida para motores com potência de até 165 cv e torque de entrada de 580 Nm. 
Linha Motor Dianteiro 
15.190 OD 
17.230 OD 
17.230 OD V-Tronic
Transmissões ZF-Ecolite 6S 1010 BO e AS-Tronic Lite 6AS 1010 BO: com seis velocidades, tem a versão manual sincronizada e automática. Projetada para ônibus de 15 e 17 toneladas, oferece torque máximo de 1.050 Nm. Já vem preparada para instalação de retardador secundário. 
Linha Motor Traseiro 
17.280 OT 
17.280 OT V-Tronic 
Utiliza as transmissões ZF Ecolite 6S 1010 BO, AS-Tronic Lite 6AS 1010 BO e a ZF-Ecomat 6HP 504. 
Linha Articulado 
26.330 OTA
Transmissão ZF-Ecolife 6AP 1700 B: Automática de 6 marchas, entrega torque de até 2.000 Nm. Com retardador primário integrado, aumenta em cerca de 40% a potência de frenagem.
GRUPO ZFO Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 72 mil colaboradores e 121 operações em 27 países, registrou vendas de 15,5 bilhões de euros em 2011, e figura entre as 10 maiores empresas fornecedoras para o setor automotivo do mundo. Na América do Sul, a ZF possui cinco unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina), e tem como presidente Wilson Bricio. Com cerca de 5,7 mil colaboradores e vendas de R$ 2,2 bilhão, fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.
Fonte da Matéria:  http://www.segs.com.br/

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