quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Prefeitura apresenta novos ônibus para as ruas

Por: Bianca Lopes
Modelo foi apresentado na tarde da última quarta-feira. Veículos vão operar na linha 61 (Venda da Cruz - Icaraí). Os novos coletivos devem substituir cerca de 50 veículos por ano
A Prefeitura de Niterói apresentou, na tarde da última quarta-feira, no Caminho Niemeyer, os três primeiros ônibus que vão operar na linha 61 (Venda da Cruz – Icaraí), da Viação Brasília, pelo consórcio TransNit. Os novos coletivos estão sendo encomendados à produção, para substituição da frota na base de 50 coletivos por ano.
O novo modelo de ônibus, padronizado na cor vermelha, começará a circular na cidade, a partir de segunda-feira, de acordo com a presidente da NitTrans, Elizabeth Grieco. Os ônibus têm capacidade para 36 passageiros sentados e 46 em pé. Em média, nove milhões de passageiros são transportados em coletivos no município. 
“Os novos modelos contam com entrada e saída de passageiros em piso baixo, apropriado aos cadeirantes, dispositivos sonoros, para melhor orientação dos deficientes visuais, além de plataforma dobrável, de modo a facilitar o embarque e desembarque de deficientes físicos. Toda a frota também terá ar-condicionado e televisão com programação de TV aberta, além de informações sobre itinerário, o tempo em que deverá chegar ao terminal”, explicou Elizabeth Grieco. 
Ainda segundo a presidente da NitTrans, a cada ano vão entrar em circulação, na nova frota, 25 ônibus para cada consórcio, num total de 50. São dois consórcios: TransNit, que opera os ônibus de cor vermelha e Transoceânico, com os padronizados na cor verde. 
“O nosso objetivo é 100% da frota com conforto para os usuários. Este tipo de transporte também permite a gratuidade a quem tem direito”, lembrou a secretária de governo Christina Monnerat. 
Ainda segundo a secretária, estão previstos chegar mais dois, que não foram liberados por conta do emplacamento. Em nota, a Prefeitura informou que a substituição dos ônibus resulta de concessão pública efetuada este ano pelo município, através de licitação, para operação do sistema de transporte por áreas de atuação, ficando o Consorcio TransNit, com a Área Operacional 1, e o Consórcio Transoceânico, com a Área Operacional 1.
Os ônibus de cor vermelha são das linhas da Área Operacional 1, que circularão pela Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara e Pé Pequeno.
Área Operacional 2.
Os ônibus em verde, farão o transporte em São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santa Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim. 
Gratuidade. 
Os passageiros do transporte público, com direito à gratuidade, também poderão utilizar os novos ônibus. Decreto do prefeito Jorge Roberto Silveira garante o acesso dos idosos, estudantes de escolas públicas e portadores de necessidades especiais a todos os ônibus. Os beneficiários de gratuidade podem utilizar os instrumentos do sistema de bilhetagem eletrônica adotado para o sistema de transporte coletivo. n
O FLUMINENSE

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...