Obra conta com depoimentos de mais de 90 pessoas, entre elas, empresários de destaques
Poucas, muito poucas empresas em todo o mundo, superam 60 anos de atividades. Menos ainda têm foco na perpetuação e disseminação de sua cultura, no reconhecimento das pessoas e o que isso representa e representou para se reinventar, internacionalizar e crescer. Com este objetivo e para homenagear todos os que construíram e continuam ajudando a construir a Marcopolo, nasceu a ideia de contar a história da empresa, sua gente, seus desafios e momentos mais importantes ao longo desses primeiros 63 anos.
Com mais de 300 páginas, o livro “Marcopolo, sua viagem começa aqui” levou dois anos para ser publicado e conta, através de entrevistas e histórias de mais de 90 participantes, a trajetória da empresa para se transformar em uma das maiores fabricantes internacionais de ônibus. As “passagens”, relatadas por pessoas que acompanharam cada momento, foram coletadas e transcritas pela jornalista Suzana Naiditch, e mostram, por meio de situações vividas na empresa, como se forjou essa cultura peculiar e quais são os seus valores.
A ideia inicial do autor era produzir um material para o público interno, que servisse para, além de mostrar como se forjou a Marcopolo, reforçar o modelo de gestão estruturado a partir dos anos 80, após uma viagem dos executivos ao Japão. Em razão do conteúdo dos depoimentos e da sua densidade e emoção, o projeto ganhou nova dimensão e “rompeu” os limites da companhia.
“Marcopolo, sua viagem começa aqui” tem características que reforçam a visão e valores do autor na importância do trabalho em equipe, comprometimento, motivação e valores éticos. Um dos capítulos mais importantes é o 5 – Japão, um divisor de águas – que explica o surgimento da “cultura Marcopolo”, que revolucionou a empresa e mudou a maneira de produzir.
O prefácio é escrito por Marcus Vinícius Pratini de Moraes, economista, ex-ministro, que acompanhou vários momentos da fabricante, sobretudo sua expansão internacional. O livro conta ainda com um ensaio do antropólogo Roberto DaMatta - Um passeio de ônibus - no qual mostra a presença dos veículos de transporte público em nossas vidas e história, e suas influências e características.
A publicação tem a participação, na quarta página, de importantes empresários, nacionais e internacionais, em depoimentos destacados. Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau; Ratan Tata, chairman da Tata Sons; José Galló, CEO das Lojas Renner; José Antonio Fernandes Martins, presidente da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), e Jamie Lerner, arquiteto, ex-prefeito da cidade de Curitiba, onde implantou de maneira pioneira um dos mais modernos sistemas de transporte coletivo do mundo, comentam sobre o papel e a importância da Marcopolo.
Marcos Villela / José Carlos Secco
Imagens Reprodução da capa
0 comentários:
Postar um comentário