quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cooperativa na Busscar ainda é um sonho

Doze ex-funcionários fizeram nova reunião com sindicato da categoria
Um grupo de 12 ex-trabalhadores da Busscar Ônibus, que tem créditos para receber da empresa, se reúne periodicamente com o sindicato da categoria para discutir a situação dos trabalhadores. 
Uma das ideias que surgiu nas conversas foi a possibilidade de criação de uma cooperativa para continuar a fabricação de carrocerias. Domingo, eles se encontraram mais uma vez pela manhã. Mas a inovação permanece apenas no campo das ideias, pois não ainda há viabilidade para colocá-la em prática.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Mecânica de Joinville e Região, Evangelista dos Santos, o grupo pouco conhece sobre cooperativa. Para se abrir uma, precisaria de investimento. Apesar de haver disponibilidade de mão de obra, ainda que pouca, não há dinheiro. 
— Muito complicado falar de cooperativa se não existe nada, ninguém está encabeçando a criação de uma, apenas conversando sobre o assunto —, esclareceu o presidente. 
Evangelista vê a criação de uma cooperativa como, quem sabe, uma oportunidade de continuar a fabricação das carrocerias. Porém, a preocupação do grupo é com relação aos créditos que espera receber da empresa. A maioria dos integrantes já tem emprego em outra empresa, porém continua participando do movimento. 
— As reuniões são multiplicadoras de ideias. É bom ter um grupo de trabalhadores se encontrando. Pois, quando o sindicato precisar reunir todo mundo, já há um grupo integrado nas questões da empresa —, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...