A BR Distribuidora já está disponibilizando o novo “diesel S-10” – que possui um menor teor de enxofre, substituindo totalmente a versão anterior do diesel “S-50”. O diesel S-10 terá sua oferta ampliada na rede nacional e nas operadoras de transporte coletivo já no primeiro trimestre de 2013, ofertando o abastecimento para as empresas de ônibus espalhadas por todo o país. Além disso a Petrobras que comercializa o aditivo “Flua Petrobras” (marca própria do aditivo “Arla 32”), disponibilizado no site www.br.com.br. Os benefícios ambientais do diesel com baixo teor de enxofre são mais efetivos nos coletivos produzidos a partir de 2012
Os novos ônibus que utilizam chassi com motorização Euro 5 reduzem as emissões veiculares atendendo a fase P7 do Proconve Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Além do teor de enxofre ainda menor, o novo diesel S10 tem número de cetano (medida de qualidade de ignição) 48 contra 46 do antigo “S-50” com benefícios de melhor partida a frio, redução de fumaça branca, redução na formação de depósitos e aumento da vida útil do óleo lubrificante que podem ser facilmente percebidos pelos motoristas. As vantagens também podem ser observadas inclusive nos motores de tecnologia anteriores a 2012, atendendo assim aos ônibus antigos.
Fonte: Revista Inbus Transport
Foto: Valério Junior
Matéria reproduzida do Portal Ônibus Paraibanos
0 comentários:
Postar um comentário