quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Novos ônibus do transporte urbano entram em circulação

Adriel Arvolea
No dia 16, cinquenta dos sessenta novos ônibus do transporte coletivo urbano, operado pela empresa Rápido São Paulo, entraram em circulação em Rio Claro, cobrindo o mesmo sistema de linhas que operava com 42 veículos. Os ônibus foram adquiridos mediante licitação realizada pela Prefeitura de Rio Claro.
Todos os novos ônibus estão adaptados para pessoas com necessidades especiais, antecipando uma exigência da legislação que vigorará no país a partir de 2014. Os novos coletivos, também, oferecem melhores condições de segurança e conforto. Uma novidade é o monitoramento eletrônico em toda a frota. Para poderem ser monitorados à distância, os ônibus são equipados com sistema GPS. Cada veículo tem duas câmeras.
Em entrevista ao Jornal Cidade, usuários aprovaram os novos ônibus. “Gostei muito. Os ônibus estão novinhos, não fazem barulho e são muito confortáveis”, disse Fátima Moraes Correa, ao ser questionada sobre o serviço. Segundo ela, cabe aos usuários conservar os veículos para que eles permaneçam em boas condições. A adolescente Gabriela Correa, também, aprovou os coletivos. “Estão mais cheirosos e limpinhos, sem bancos estragados”, conta.
Linhas e itinerários
Duas novas linhas de ônibus urbano entraram em operação em agosto. Jardim São Paulo – Sest/Senat (linha 13) e Jardim Novo – Direto (linha 21) são os novos itinerários. Também passaram a valer alterações em algumas outras linhas já existentes. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, são adequações para melhorar o atendimento aos usuários.
As mudanças aconteceram nos itinerários Arco-Íris – Mãe Preta (linha 2), Santa Elisa (linha 4), Vila Aparecida – Jardim Progresso (linha 5), Jardim das Paineiras (linha 9), Vila Olinda (linha 11, que passa a ter dois ônibus fazendo o itinerário), Jardim Boa Vista – Centro (linha 20, também dois ônibus), Jardim Novo – Rodoviária (linha 23) e Jardim Novo – Inocoop (linha 24). A linha que atende o Distrito da Assistência permanece sem nenhuma mudança, uma vez que não está sendo feita a retirada de linhas, e sim apenas acréscimo de novos itinerários.
A iniciativa dá continuidade ao processo de melhoria do transporte coletivo urbano, que começou com a troca de toda frota de ônibus urbano mediante novo contrato de concessão assinado entre a Prefeitura de Rio Claro e a empresa Rápido São Paulo.
Cartilha
Para auxiliar os usuários, a prefeitura elaborou uma cartilha com informações sobre as mudanças no transporte coletivo. O documento foi entregue aos passageiros para orientá-los sobre as alterações nas linhas e o novo trajeto.
Comunidade aprovou os novos ônibus urbanos de RC
Esta é uma reprodução da notícia publicada na edição impressa do Jornal Cidade

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...