quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ônibus híbrido: uma revolução está a caminho!

Você sabia que os ônibus híbridos poluem até 90% menos que os tradicionais? Isso ocorre porque a partida dele é dada utilizando um motor a diesel, mas depois, o ônibus utiliza o motor elétrico para se locomover. Porém, ainda existe uma questão a ser superada nessa história: mesmo poluindo menos, esses veículos chegam a ser 40% mais caros.
A GE está desenvolvendo um novo sistema de gestão de energia que pode reduzir custos de operação em até 50% e ajudar a popularizar essa solução sustentável de transporte urbano.
Esse novo sistema forma uma célula de combustível menor que as atuais, devido à combinação do uso da bateria da GE, a Durathon , com uma bateria de lítio, mais combustível de hidrogênio. Na prática, essa inovação permitirá que os ônibus híbridos do futuro consumam menos energia, o que, consequentemente, reduzirá custos.
“Durante anos as células de combustível têm sido apontadas como uma alternativa de transporte limpo, mas o seu alto custo ainda é um obstáculo”, disse Tim Richter, engenheiro de sistemas de propulsão elétrica do Laboratório de Sistemas do Centro de Pesquisas Global da GE, nos Estados Unidos. “Com a tecnologia da bateria Durathon combinada com a bateria de lítio e o combustível de hidrogênio, começamos a superar esse desafio”, concluiu.
Aqui no Brasil, estamos dando os primeiros passos na adoção desses veículos. A cidade de São Paulo realizou os primeiros testes com um ônibus híbrido em dezembro do ano passado e Curitiba (PR) já tem 10 deles rodando nas ruas. São José dos Campos e Araraquara, ambas no interior paulista, também já fizeram seus testes.
Quer saber mais sobre ônibus híbrido? Clique aqui.
Agora, se quer conhecer mais detalhes sobre a pesquisa da GE, clique aqui.
Fonte da Matéria: http://brazil.geblogs.com/

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...