segunda-feira, 15 de abril de 2013

Jornada da Juventude atrairá 25 mil novos ônibus à cidade

Flávio Tabak,Thais Lobo - O Globo
RIO - A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deve aumentar em até 25 mil o número de ônibus que circularão na cidade — atualmente são 12 mil entre municipais e intermunicipais. Enfileirados, os novos ônibus ocupariam 300 mil quilômetros de ruas, avenidas e rodovias. A frota extra de veículos chegará, segundo estimativas da prefeitura, lotada de peregrinos. Não é para menos. A expectativa é que o evento atraia entre dois milhões e dois milhões e meio de pessoas, boa parte concentrada em dois bairros onde a presença do Papa Francisco está confirmada: Copacabana e Guaratiba.
Para reduzir o impacto no trânsito devido ao encontro religioso, a prefeitura pretende ciar bolsões dentro e fora da cidade. Cada ônibus passaria por um bolsão de triagem, um de desembarque dos passageiros e outro de estacionamento. Os últimos devem ficar na Zona Oeste. Os veículos receberão adesivo que os autoriza a entrar nessas áreas, mas restringe a circulação no restante da cidade.
Outra medida para diminuir o impacto no trânsito será a alteração no calendário. A JMJ vai de 23 a 28 de julho, mas vai ser decretado feriado, segundo a prefeitura, nos dias 25 e 26, quando o Papa Francisco estará no Rio (a agenda oficial do Pontífice ainda não foi divulgada). A segunda-feira, 29, será, ainda de acordo com a assessoria de Eduardo Paes, um meio-feriado, até o meio-dia.
— O conceito de reter em bolsões é correto. A arte está em fazer todos chegarem aos seus destinos finais. É preciso criar uma compensação para que as pessoas usem o transporte de alta capacidade que já existe na cidade, como metrô e trens — sugere José Eugenio Leal, professor de Engenharia de Transporte da PUC-Rio.
Para José de Oliveira Guerra, professor do Departamento de Transporte da Uerj, é preciso estabelecer planos diferentes para as zonas Sul e Oeste:
— O planejamento deve atentar para uma forte restrição da circulação de automóveis nas áreas adjacentes aos locais dos eventos e na facilidade de acesso ao transporte público.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...