sábado, 11 de maio de 2013

Cabo Frio tem chip contra fraudes nos ônibus

Ao pegar o ônibus para ir ao trabalho a diarista Viviam Marina Porto Maciel, de 19 anos, moradora do bairro Tangará, ficou surpresa ao passar o cartão pela roleta e saber que a máquina digital identifica o passageiro por sensor ótico, o chamado leitor facial.
A tecnologia de ponta, utilizada no recém-lançado Cartão da Dignidade Único - CDU permite que apenas o usuário do cartão possa usar o benefício. Na roleta do ônibus foi instalada uma câmera fotográfica que compara os dados do cartão com a fisionomia do passageiro. Os dados são transmitidos na hora para a central da empresa de ônibus.
O novo sistema de bilhete único utiliza sofisticado sistema para evitar fraudes no uso do cartão. Apenas o titular pode usar o Cartão Dignidade Único- CDU lançado no dia 1º de maio pelo prefeito Alair Corrêa. Que, simbolicamente, recebeu o cartão de número 001 e em seguida fez o teste em um ônibus.
Para o secretário de Transportes de Cabo Frio, Victor Moreira, o esforço da prefeitura em implantar o novo sistema mostra a preocupação do poder público em oferecer cada vez mais um transporte seguro e de qualidade. “Esperamos cadastrar cerca de 120 mil usuários moradores de Cabo Frio”, disse o secretário.
O novo sistema também acaba de vez com a utilização do mesmo cartão por diversas pessoas como acontecia. A prefeitura arcava com as despesas, já que o município subsidia parte do valor da passagem que hoje custa R$ 2,80 dentro do município.
O secretário de transporte ressalta também que de acordo com levantamento feito pelos borderôs os feriadões apontavam maior uso dos cartões já que muita gente repassa o bilhete, por não ter identificação, para parentes e amigos e até pessoas de outros municípios.
“Todos comentaram que ia ser uma bagunça com o Cartão Dignidade, que os ônibus iam estar lotados, só que eu já to usando e o serviço continuou do mesmo jeito. Não mudou nada e ainda ficou mais barato”, disse enquanto posava para as fotos desta matéria. 
Fonte: Jornal o Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...