sexta-feira, 3 de maio de 2013

Lapas entrega mais 28 novos ônibus adaptados para a frota municipal

Coletivos, da Viação Osasco, fazem parte do projeto de renovação da frota previsto no contrato de concessão do serviço. No evento, ele também anunciou novos projetos para melhorar a mobilidade urbana na cidade
Visando melhorar cada vez mais o transporte público, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, entregou na manhã desta sexta-feira, dia 3 de maio, 28 novos ônibus adaptados para a frota municipal. Os coletivos são da Viação Osasco e fazem parte da renovação da frota prevista no contrato de concessão do serviço, administrado pela CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco).
De acordo com Paulo Arnoni, presidente da companhia, os novos veículos são todos equipados para atender pessoas com deficiência. "Com isso, chegamos a um índice de 60% da frota da Viação Osasco adaptada a esse público e vamos chegar a 100% até o final do ano, conforme previsto no contrato", completou.
Todos os veículos também atendem às novas normas ambientais, que exigem a redução de 80% nas emissões de material particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), em relação ao padrão atual, por meio da adição do reagente ARLA (agente redutor líquido automotivo) no motor. "Os veículos já estão em circulação e foram destinados às linhas que contam com maior demanda de passageiros com deficiência", completou Arnoni, acrescentando que os novos veículos trazem um novo design interno. "Com isso, garantimos mais conforto aos passageiros", relatou.
Além disso, em breve, cada um dos veículos será equipado com três câmeras de segurança, duas delas captando imagens internas e a terceira focando no trajeto do coletivo, conforme anunciou a empresa.
Também no evento, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, João Gois, destacou que o investimento em novos ônibus estimula o uso do transporte coletivo, o que contribuiu para dar maior fluidez ao trânsito. "Também para incentivar esse tipo de transporte, dentro de 15 dias estaremos implantando uma faixa preferencial para os ônibus na avenida dos Autonomistas, no trecho entre a Vila Yara e o Km 21", anunciou.
O prefeito Jorge Lapas, por sua vez, lembrou que esses 28 novos veículos vão atender as linhas que percorrem a zona Sul da cidade, mas destacou que a zona Norte também será beneficiada. "Nos próximos dias, mais 20 novos ônibus entraram em circulação para atender essa área, totalizando 48 coletivos zero quilômetro que atenderão toda a cidade", afirmou.
Ele também destacou outras ações adotadas pela prefeitura para incentivar o uso do transporte coletivo. "Implantamos o corredor para ônibus na avenida Getúlio Vargas e estamos obtendo ótimos resultados, dando maior velocidade aos coletivos. Hoje, segundo depoimentos de pessoas que utilizam o transporte público naquela região, está mais rápido chegar ao Centro de ônibus do que de carro", relatou.
Lapas também informou que a prefeitura trabalha para buscar recursos federais que serão investidos em três projetos de mobilidade urbana da cidade: um corredor de ônibus do Terminal da rua Walt Disney, no Munhoz, passando pelo Rochdale, até o Centro de Osasco; a construção do Terminal Rodoferroviário do Km 21, na divisa com Carapicuíba; e um corredor de ônibus na rua da Estação, no Centro, passando também pela avenida Hilário Pereira de Souza. "Com essa última obra, vamos reduzir o número de ônibus que hoje circulam pela avenida dos Autonomistas, favorecendo o trânsito", finalizou.
Também prestigiaram a entrega dos ônibus os deputados estaduais Marcos Martins e Osvaldo Vergínio, o vice-prefeito Valmir Prascidelli, o secretário municipal Andre Santiago (Segurança e Controle Urbano); o Chefe de Gabinete do Prefeito, Waldyr Ribeiro Filho; o diretor de Comunicação, Roberto Trapp; o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Siqueira; o presidente da Câmara, Antônio Toniolo, e os vereadores Mazé Favarão, Valdir Roque, Rogério Silva e Rogério Lins; além do diretor presidente da Viação Osasco, Felipe Ricardo B. Santos e do diretor operacional da Viação Osasco, Roberto Bertolini.
Autor: Secom Osasco

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...