Com 23 metros, eles são meio-termo entre articulados comuns e biarticulados
A demanda por coletivos de maior capacidade abre espaço para um novo segmento, o dos ônibus superarticulados, veículos com 23 metros de comprimento e que representam o meio-termo entre os articulados convencionais (com até 21 metros) e os biarticulados (28 metros). Mercedes-Benz e Scania dispõem de chassis para os superarticulados. Em vez de três, têm quatro eixos.
O modelo Mercedes-Benz utiliza o chassi O 500 UDA. Foi apresentado numa feira de transportes em novembro do ano passado. Em abril, um lote de 30 unidades começou a circular na zona leste da cidade de São Paulo, com motor de 354 cv e transmissão automática Voith.
Até o fim do ano, outros 40 devem entrar em operação. As carrocerias são Caio e cada veículo transporta 58 passageiros sentados.
Recentemente, o gerente executivo de vendas da Scania, Wilson Pereira, afirmou que a fabricante está “prestes a apresentar seu articulado de 23 metros”, indício de novas encomendas podem se concretizar, pois, na verdade, o primeiro veículo desse tipo (na foto acima) foi entregue em novembro de 2012 à Visate, empresa que opera no Sul do País (veja aqui).
Esse modelo tinha carroceria Marcopolo Viale BRT, que transporta 172 passageiros, sendo 56 sentados. O chassi Scania utilizado foi o K 310 8x2/2. Seu motor tem 310 cv e foi acoplado a uma transmissão ZF.
Foto 1: Articulado Scania de 23 metros
Foto 2: Mercedes O 500 UDA com carroceria Caio leva 58 passageiros sentados
Foto 2: Mercedes O 500 UDA com carroceria Caio leva 58 passageiros sentados
(fotos: Mário Curcio)
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