quinta-feira, 13 de junho de 2013

Fetranspor firma parceria com o Moovit para a Copa das Confederações

A FETRANSPOR – Federação que reúne as empresas de transporte de passageiros do Rio de Janeiro – e o Moovit, aplicativo de crowdsourcing para o transporte público acabam de firmar uma parceria que permitirá ao público acessar, através de seus smartphones, informações sobre as melhores opções de condução para os jogos da Copa das Confederações, as melhores formas de chegar ao estádio do Maracanã e a lotação dos ônibus, além de informações gerais sobre a cidade e os números de emergência.
“Para a Fetranspor, o Moovit é um instrumento fundamental para obter informações em tempo real sobre a situação dos transportes na cidade, seja do ponto de vista dos passageiros, seja do ponto de vista de nossa organização, que terá condições de tomar decisões mais rapidamente, garantindo a qualidade dos serviços com uma eficácia ainda maior. Esta parceria traz inovações em termos de informação ao consumidor” – informa o presidente da Fetranspor, Lélis Marcos Teixeira.
“O Moovit é extremamente útil no dia a dia dos passageiros, mas, em eventos do porte da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, pode ajudar muito mais, pois os passageiros trocam informações entre si e com o sistema, sabendo em tempo real o que está acontecendo no trânsito e na malha de transportes em geral” – comenta Nir Erez, presidente do Moovit, acrescentando que o acordo com a Fetranspor mostra o compromisso das empresas de ônibus do Rio com o uso de novas tecnologias para aumentar a qualidade dos serviços.
Além das informações sobre a situação dos ônibus, o Moovit permitirá à Fetranspor o envio de mensagens de alertas e informações úteis para os usuários.
Além de itinerários, planejamento de viagens e navegação passo a passo, o Moovit coleta e divide dados de crowdsourcing com a comunidade em tempo real. Ao andar com o aplicativo aberto, os usuários contribuem em tempo real fornecendo velocidade e dados de localização sobre suas viagens. Os usuários também podem enviar relatórios incluindo superlotação, limpeza do transporte e rankings. Quanto mais pessoas usarem o Moovit, melhor será a informação em tempo real, melhorando o planejamento de viagem e navegação para toda comunidade.
“Pelos mais de 30 mercados em que atuamos, percebemos que muitas vezes a principal frustração dos passageiros é a incerteza sobre suas viagens. Quando o ônibus chegará? Qual é a melhor rota neste momento?” – diz Nir Erez, CEO do Moovit. “Nós não podemos fazer o ônibus chegar mais rápido. Mas, ao criar a melhor fonte de informação sobre o transporte público em tempo real no mercado, o Moovit pode fazer com que a viagem se torne mais agradável”.
Com mais de um milhão de usuários pelo mundo, o Moovit está atualmente presente em mais de 30 cidades pelo mundo, incluindo Nova York, Los Angeles, Madri, Barcelona, Roma, São Paulo, Rio de Janeiro, Tel Aviv, Holanda, com lançamentos recentes no Reino Unido, Paris e Sidney. O aplicativo é gratuito para IPHONE e Android.
Sobre o Moovit
O Moovit é o primeiro aplicativo de transporte público baseado na combinação de crowdsourcing, dados em tempo real com horários existentes para dar aos viajantes um panorama instantâneo do que será sua viagem e identificar se há alguma alternativa mais rápida ou mais confortável naquele momento. Seu objetivo é melhorar a experiência no transporte público para todos os usuários. O Moovit foi fundado em 2011 em Israel por três renomados especialistas em tecnologia, engenharia e transporte público. 
O Moovit recentemente ultrapassou a marca de um milhão de usuários no mundo inteiro.
Sobre Fetranspor
A Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro – congrega dez sindicatos de empresas de ônibus responsáveis por transporte urbano, interurbano e de turismo e fretamento. Esses sindicatos, por sua vez, reúnem 192 empresas de transporte coletivo e 19 de fretamento e turismo, que respondem por 81% do transporte público regular no Estado do Rio de Janeiro.
O sistema rodoviário de transporte coletivo de passageiros neste Estado tem frota de 19 mil ônibus, com média de idade de 5,5 anos, transportando estimativamente 8,4 milhões de passageiros/dia, – 6,4 milhões pagantes e 2 milhões com acesso livre (idosos, estudantes, portadores de deficiência e doentes crônicos) – em 2.336 linhas, entre o transporte municipal e o intermunicipal.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...