sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mercedes-Benz vende seu primeiro ônibus híbrido para a Metra de São Bernardo do Campo

Metra, de São Bernardo do Campo, é a primeira a encomendar veículo com tecnologia nacionalA Mercedes-Benz registrou a encomenda da primeira unidade de seu ônibus híbrido: o cliente será a Metra, empresa responsável pelo transporte urbano de passageiros de São Bernardo do Campo (SP). Desenvolvido em parceria com a Eletra, fabricante de veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea), híbrido (grupo motor gerador + baterias) e elétrico puro (baterias), o novo ônibus da conta com motor elétrico da Weg e banco de baterias tracionárias da Moura.
“Ele amplia a nossa linha de ônibus, a maior do País, que oferece modelos para todas as demandas do mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, escolar, fretamento e turismo”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 
O ônibus é equipado com um grupo motor gerador e um banco de baterias. Apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia híbrido série. O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG: a energia para o motor elétrico vem de um grupo motor gerador formado por um motor veicular Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana e um gerador também fabricado pela WEG. 
Um banco de baterias tracionárias, desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicláveis. 
“O HíbridoBR é o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no País. Esta solução é fruto de um conceito inédito de parceria com a Eletra, fabricante brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica. Com base na experiência e conhecimento de ambas as empresas estamos buscando oferecer ao mercado um produto desenvolvido em nosso País, totalmente adequado para uso nas cidades brasileiras, adaptado às características já conhecidas pelas empresas e operadores de transporte de passageiros”, afirma Curt Axthelm, gerente de marketing de produto ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 
O ônibus híbrido da Mercedes-Benz será exposto durante a Transpúblico 2013, feira de produtos e serviços para o transporte coletivo urbano, que será realizada de 3 a 5 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, simultaneamente ao Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...