sexta-feira, 7 de junho de 2013

Município entrega 15 novos ônibus adaptados à população

A Prefeitura de Guarujá e a concessionária do transporte público na Cidade, Translitoral Transporte, Turismos e Participações LTDA entregarão, nesta sexta-feira (7), novos ônibus adaptados. A cerimônia de entrega ocorre a partir das 9 horas, no estacionamento do Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antonio).  
 
Na ocasião, serão apresentados 10 veículos. Outros cinco estão na fábrica e, posteriormente, integrarão a frota. Os ônibus têm capacidade para 40 passageiros sentados e irão operar nas linhas 55, que faz o trajeto Vicente de Carvalho, Centro, Enseada, Perequê, e 77 – Ferry Boat, Centro, Enseada e Perequê.
 
Os novos veículos possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seu ocupante, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço para acompanhamento de cão-guia. Os ônibus foram fabricados conforme as normas técnicas NBR 14022, atendendo ao dispositivo do Decreto nº 5296, que trata da acessibilidade, dando condição para a pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida de utilizar o serviço de transporte de maneira autônoma ou assistida.
 
imagem - qui, 06/06/2013 - 09:38
 
Para que o atendimento seja completo, os terminais de ônibus de Vicente de Carvalho e Ferry Boat também são totalmente acessíveis, com rampas que facilitam acesso às bilheterias, sanitários, telefone público e plataformas de embarque e desembarque. Ale´m disso, os motoristas da Translitoral recebem treinamento adequado para atender pessoas com necessidades especiais, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirante.
 
Os ônibus possuem o sistema “anjo da guarda” para controle de velocidade. Com isso, quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor. Além disso, todos têm controle de partida automático, o que impede que os condutores sigam viagem quando qualquer uma das portas está aberta, oferecendo segurança e conforto aos passageiros. Os coletivos também vêm equipados com computador de bordo e sistema de câmbio automatizado de marchas, garantindo ao motorista e ao passageiro.
 
Segundo a empresa, 96% das viagens são realizadas no domingo e feriados com veículos adaptados e aos sábados 91%. Já nos dias úteis 89% das partidas são realizadas com ônibus totalmente acessíveis. Ano a ano , a oferta de viagens adaptadas vem aumentando em dias úteis (ver gráfico).
 
   imagem - qui, 06/06/2013 - 09:36
 
Fonte:http://www.guaruja.sp.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...