sexta-feira, 14 de junho de 2013

Viabilidade de ônibus elétrico no Recife será testada nas ruas a partir desta sexta


28b4e6398824960b8d71e07c9498830b.jpg
O ônibus tem tecnologia brasileira
Fotos: Amanda Miranda/NE10


Do NE10
ATUALIZADA ÀS 12H20
Um ônibus diferente vai circular no Recife desde esta sexta-feira (14) até o dia 23 deste mês, dia do último jogo pela Copa das Confederações no Estado. Trata-se do ônibus elétrico que será posto em teste na capital pernambucana para um sistema de transportes menos poluente. Durante o período de experiência, o veículo fará o transporte de torcedores para a Arena Pernambuco nos dias de partidas do torneio e de passageiros da linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
O ônibus é movido com energia limpa

O ônibus elétrico, que tem 28 assentos para passageiros, foi feito com tecnologia brasileira e é equipado com ar condicionado. O funcionamento dele é a partir de um motor gerador elétrico e um banco de baterias tracionárias. Com isso, o uso do veículo híbrido produz menos gases poluentes, reduzindo as emissões de dióxido de carbono. Além disso, segundo o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, faz menos barulhos que os movidos a diesel.
De acordo com o gerente de planejamento da secretaria estadual de Meio Ambiente, Benedito Parente, o serviço nos dias de jogos da Copa das Confederações (16, 19 e 23) vai acontecer entre o Parqtel e a  Arena, trecho de aproximadamente três quilômetros. Nesta quinta e nos dias entre as partidas, o veículo fará o percurso entre a Cidade Universitária, na Zona Oeste, e Boa Viagem, na Zona Sul, passando pelo Centro.

Geraldo Julio circulou no ônibus elétrico nesta quinta

A apresentação do ônibus à imprensa foi feita na manhã desta quinta-feira (13), um dia antes de ele começar a circular, na sede da PCR, no Cais do Apolo, no Centro da cidade, pelo prefeito Geraldo Julio, representantes das empresas parceiras e secretários de pastas como Meio Ambiente e Mobilidade da capital e do Estado. Durante a apresentação, todos ressaltaram os benefícios ambientais do veículo, porém lembraram que a viabilidade econômica do projeto ainda está em análise.

O ônibus já circulou com políticos, representantes das empresas parceiras e jornalistas nesta quinta

A experiência deve servir para a elaboração dos planos para o veículo que virá para o Recife permanentemente no segundo semestre, segundo Benedito Parente. Por isso, as informações sobre as linhas que utilizarão o veículo híbrido e os custos dele só poderão ser divulgados após o teste deste mês. "Ainda vamos analisar como podemos fazer a implantação (do ônibus) no Recife. Devemos ver se teremos que diminuir impostos, que percursos seria interessante fazer, entre outros aspectos", afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente. O gerente de planejamento afirmou que no segundo semestre deverá haver testes de que linhas o ônibus vai circular.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...