domingo, 28 de julho de 2013

Itapoã e Paranoá recebem novos ônibus

A partir de segunda-feira-feira (29), 30 veículos 0km começam a circular no Itapoã e Paranoá em sete linhas, num total de 503 viagens por dia – ao todo, as duas cidades receberão, gradativamente, 91 ônibus novos.
“Essa é a terceira etapa da entrega dos novos ônibus, agora com a Viação Pioneira, ganhadora da licitação para atuar na Bacia 2. Serão veículos com total acessibilidade e mais conforto para os usuários do transporte público”, destacou o diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella.
A Viação Pioneira, neste primeiro momento, irá operar as linhas que circulam pelas duas cidades e têm como destino a área central de Brasília.
Logo depois, as regiões do Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião e Gama receberão um total de 640 novos ônibus da empresa.
Até o final do ano, o Distrito Federal receberá aproximadamente 3 mil ônibus novos e terá uma frota totalmente renovada, e todos os motoristas e cobradores vão ser capacitados para lidar com os novos veículos.
VEÍCULOS - Os ônibus da Viação Pioneira têm a cor amarela e são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, itinerários eletrônicos, vidros fumê (para diminuir a incidência de luz solar), entre outros itens.
Os carros também possuem rampas e elevadores, que facilitarão o acesso a cadeirantes ou pessoas que tenham dificuldades de locomoção.
INTEGRAÇÃO - Um novo modelo de integração começou a funcionar com os ônibus novos que entraram no sistema.
Os usuários de transporte público do Itapoã e do Paranoá também poderão usufruir dessa facilidade, pois os novos veículos integram a frota da Sociedade de Transporte Coletivos de Brasília (TCB), com os novos coletivos de outras regiões e com o metrô.
“O cidadão pode pegar um ônibus no Itapoã e ir até a Rodoviária do Plano Piloto. Em seguida, entrar no metrô e seguir até Ceilândia. Assim, consegue ir do Itapoã à Ceilândia pagando o valor de uma só passagem”, explicou o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.
EMPRESAS - Até outubro, outras duas empresas passarão a operar no DF: HP-ITA e Marechal, nas bacias 3 e 4, respectivamente.
A Piracicabana, vencedora da Bacia 1, colocará até dezembro outros novos ônibus em circulação, o que representará uma renovação quase total da frota do DF – estarão de fora apenas os micro-ônibus das cooperativas que possuem contratos vigentes com o DFTrans.
No dia 28 de junho, os primeiros 50 ônibus novos começaram a circular na Estrutural, pela Empresa São José, em 12 linhas diferentes.
Em seguida, no dia 13 de julho, as regiões de Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires também receberam 66 novos carros que atuam em 25 linhas.
Todas as linhas realizam integração com o metrô, com veículos da TCB e com os novos coletivos.
Linhas onde os novos veículos da Pioneira operarão:

100.2 – Paranoá/Rodoviária do Plano Piloto (L2 Sul)

0.759 – Itapoã (água de coco)/W3 Norte (Rodoviária do Plano Piloto)

759.1 – Paranoá – Itapoã (DF – 005)/ W3 Norte (Rodoviária do Plano Piloto)

0.761 – Paranoá/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)

761.1 – Cond. La Font-N. Horizonte/Paranoá (Av. Paranoá)/Rodoviária Plano Piloto (Ponte JK)

0.762 – Paranoá (Condomínio Del Lago)/Eixo Norte (Rodoviária do Plano Piloto)

0.764 – Paranoá (Condomínio Del Lago)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)

Principais Diferenciais da Nova Frota

- Motor Euro-5, com emissão quase zero de poluentes (particulados), tecnologia Bluetec 5;

- Óleo Diesel S-10, que emite menos enxofre;

- Torque alto em baixas rotações, o que diminui o ruído do motor;

- 4 itinerários eletrônicos, facilitando informações aos passageiros;

- Bancos estofados e anatômicos com encosto para a cabeça;

- Piso de Taraflex, como os ônibus rodoviários (mais conforto e menos ruído);

- Vidros fumê, diminuindo a incidência de luz solar;

- Botoeiras de campainha mais baixas, no balaústre com sistema wireless, facilitando a utilização;

- Portas elétricas mais silenciosas, com sistema de anti-esmagamento e que impedem a movimentação do ônibus quando abertas;

- Sistema de monitoração georreferenciada da frota via GPS, possibilitando melhor acompanhamento e intervenção da operação;

- Acessibilidade em 100% da frota, com elevadores automáticos de última geração.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...