segunda-feira, 8 de julho de 2013

No final deste ano, 100% das frotas de ônibus estarão cumprindo a acessibilidade

Até o fim deste ano, 100% da frota de ônibus estarão cumprindo todos os itens que exige a Lei da Acessibilidade, sob pena de as empresas sofrerem as sanções que estão sendo impostas pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi). Foi o que assegurou o diretor do Instituto, Messias Júnior, em entrevista ao Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 8 de julho.
“A lei existe desde 2004, ou seja, já vai fazer 10 anos, e não há mais justificativa para que ela não seja cumprida pelas empresas de Teresina. Depois de um último levantamento, constatamos que 75% dos veículos já estão devidamente adaptados, faltam apenas 25%, então vamos cumprir esta meta”, disse.
“Não existe mais a desculpa de que aqui não existia uma empresa credenciada para fazer as adaptações, sendo necessário o envio de ônibus para Fortaleza (CE). Já existe, em Teresina, a empresa credenciada para fazer esse serviço”, completou o diretor.
É importante, segundo Messias Júnior, que a população também fiscalize e denuncie o não cumprimento desta lei. “Instalamos o telefone 0800 2811411, que é o da nossa Ouvidoria, pronta para receber as informações. Estamos nas redes sociais à disposição das pessoas”, informou. Para o diretor, a Prefeitura de Teresina também tem que cumprir com suas obrigações nesse sentido, adaptando as paradas de ônibus para receber os veículos adaptados, por exemplo, com as plataformas de elevação.
As fiscalizações se iniciaram ainda em 2011. Todas as empresas concessionárias do serviço em Teresina foram autuadas com multas que chegam a até a R$1,5 milhão. “Vamos nos reunir novamente com os empresários para mostrar que eles não precisam sofrer esses prejuízos, basta cumprirem a meta estipulada. Temos sempre o cuidado de verificar em cada veículo se todos os itens estão sendo cumpridos”, revelou Messias Júnior.
Fonte: com informações da TV Assembleia
Publicado Por: Nataniel Lima

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...