domingo, 14 de julho de 2013

Recanto ganha 66 novos ônibus

A partir de hoje os passageiros da região passam a contar com mais veículos. Frota vem com câmeras de segurança, GPS, além de rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção. Estrutural recebeu 50 carros no mês passado

Fonte Redação Jornal da Comunidade
A partir do sábado (13) os moradores de Recanto das Emas poderão contar com mais ônibus. A Expresso São José colocará 66 novos veículos nas ruas. O reforço beneficiará moradores de cinco cidades do Distrito Federal. Os novos carros rodarão em 25 linhas, que interligam as regiões de Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires, – todas elas eram operacionalizadas pela própria empresa, que passará a participar da integração com o metrô e com os novos coletivos. “É muito importante perceber que essa nova incorporação de veículos comprova nosso compromisso em trazer uma nova era para o transporte público do DF, e em cumprir rigorosamente o cronograma previsto”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
Apesar de o Recanto das Emas pertencer à Bacia 3 – onde a empresa HP-ITA irá operar –, a população da cidade será beneficiada com os novos veículos, pois as linhas são “compartilhadas” em mais de uma bacia, conforme está previsto no edital que determinou as regras para a renovação da frota.
A Expresso São José ganhou a licitação para assumir a Bacia 5 – onde estão Ceilândia (ao norte da avenida Hélio Prates), Estrutural, Taguatinga (ao norte da QNG 11), Vicente Pires e SIA, além da Brazlândia.
Recentemente, a empresa colocou 50 novos carros na Cidade Estrutural, que substituíram os veículos da Viplan e Planeta, que operavam em 12 linhas.

A Expresso São José colocou 66 veículos nas ruas. Eles rodarão em 25 linhas que interligam Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires
A Expresso São José colocou 66 veículos nas ruas. Eles rodarão em 25 linhas que interligam Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires
Mais conforto e segurança
Entre os diferenciais da nova frota estão os itens que proporcionam mais conforto e segurança para os passageiros. Os veículos da São José são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, câmeras de segurança e telas planas. Os carros também possuem rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção, que terão lugares especiais em assentos e espaços adaptados às suas necessidades. Eles circulam na cor dourada, semelhante à tonalidade que o grupo usa hoje. Outras inovações são sistema de som, GPS, além de computador de bordo que auxilia o condutor a dirigir de forma mais segura e confortável para os passageiros.
“Sempre foi nossa preocupação irmos além nessa licitação, tanto que para isso exigimos que os ônibus da nova frota trouxessem inovações à altura do povo do DF”, ressaltou o vice-governador Tadeu Filippelli.
Primeira a entregar os veículos
A Expresso São José é a primeira a entregar os veículos. Esta será responsável por colocar nas ruas 576 ônibus. Ainda este mês chegarão os veículos da bacia 2, de cor amarela, da Viação Pioneira, que colocará 640 novos veículos em circulação no Gama, Santa Maria, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way e São Sebastião.

Integração agora terá novo sistema
O sistema de transporte integrado aplicado somente no centro de Taguatinga em que o usuário pode subir no ônibus em qualquer ponto, será substituído por um novo modelo. A mudança é resultado da chegada dos 66 novos coletivos que ligarão o Recanto das Emas a Taguatinga e Ceilândia.
O atual sistema, em que os passageiros fazem a troca de veículo para o Plano Piloto, no centro de Taguatinga, será desativado por completo até o dia 20 de julho.
“Não podemos manter a integração do sistema velho à medida que colocamos ônibus novos. Vimos que não tinha sentido deixar nesse formato porque é inviável ter dois sistemas de integração paralelos”, explicou hoje o diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella.
Com a mudança, as seis linhas que operavam, antes da integração, no cento de Taguatinga voltarão a circular no corredor exclusivo da EPTG.
Segundo Campanella, o novo modelo beneficiará 40 mil pessoas por dia e possibilitará ao usuário utilizar várias linhas de ônibus com uma única tarifa, em um mesmo sentido, num período de duas horas.
“Toda a frota nova já entra em operação de forma integrada com os ônibus novos, a TCB e o Metrô. Assim, os passageiros poderão utilizar as linhas que se cruzam 24 horas por dia”, acrescentou.
A previsão do DFTrans é que em dezembro, quando a frota de ônibus do Distrito Federal estará totalmente renovada, todos os ônibus estejam integrados entre si. O novo sistema de integração valerá apenas para as pessoas que possuam os cartões do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).

 Expectativa é de melhora no transporte público
A região administrativa do Recanto das Emas fica a 26 quilômetros de Brasília e está prestes a completar 20 anos (28/7). Para comemorar o aniversário da cidade, nada melhor do que presentear a população com melhorias no trasporte público. Alguns moradores ainda estão inseguros com a melhoria. Porém, esperam que essa nova frota traga melhoria para o trasporte público da cidade.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...