sexta-feira, 12 de julho de 2013

S.Caetano ganha seis novos ônibus adaptados

SÃO CAETANO - A frota de 51 ônibus que circulam pelas oito linhas municipais de São Caetano ganhou o reforço de seis veículos adaptados a portadores de deficiências físicas. Com a aquisição, feita pela Viação Padre Eustáquio (Vipe), empresa que opera o sistema, 90% dos coletivos passas a ser acessíveis, com elevadores para cadeiras de rodas e rampas de acesso.
Entre outros itens de acessibilidade estão bancos especiais para obesos, assentos demarcados para idosos, gestantes e portadores de deficiências, espaço para fixação segura da cadeira de rodas e para cão-guia.
Os novos ônibus entraram em operação em junho, substituindo seis veículos não adaptados e com alta quilometragem. O contrato celebrado entre a prefeitura e a Vipe em 2007 determina que a idade média da frota seja de no máximo cinco anos.
Os modernos coletivos também já estão equipados com GPS, uma solução integrada para monitoramento, operação e gerência em tempo real dos ônibus que abrange toda a frota.
Além de oferecer mais conforto aos deficientes físicos, os ônibus possuem tecnologia menos poluente e emitem 80% menos materiais particulados. Com isso, a redução das emissões de óxidos de nitrogênio pode chegar a 63%.
O sistema segue as determinações do Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Para atingir os índices de redução de poluição exigidos, além do tanque de óleo diesel, os ônibus possuem outro compartimento, abastecido com o fluído ARLA 32, que contém 32,5% de ureia industrial.
A frota é abastecida diariamente com o diesel S10, com menor teor de enxofre. Todos os ônibus passaram por testes e foram aprovados.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...