sexta-feira, 12 de julho de 2013

SPTrans põe raio X de empresas de ônibus na internet

A São Paulo Transporte (SPTrans), empresa da Prefeitura que gerencia as companhias e cooperativas de ônibus, ampliou a abertura de dados sobre o pagamento do setor em sua página na internet. A medida é mais uma resposta da gestão Fernando Haddad (PT) às manifestações pela melhoria do transporte público e deve servir como base de argumentos para as discussões que devem ocorrer quando o setor for reestruturado, nos próximos meses. Até agora, o cidadão podia acompanhar os pagamentos feitos pela Prefeitura para cada empresa ou consórcio. As planilhas eram publicadas uma vez por mês, com dados consolidados, e continham apenas o pagamento líquido feito aos empresários e lotações.
Multas
Agora, além de o relatório ser diário, o cidadão poderá ver quantos passageiros cada empresa transportou, quanto recebeu por passageiro, quantos descontos foram feitos na conta a pagar (como, por exemplo, valor de multas cobradas das empresas) e de que forma o sistema foi custeado (quantas pessoas pagaram a passagem em dinheiro, com bilhete único comum, com vale transporte e quantas com passe estudantil, além das pessoas que viajam gratuitamente, como os idosos).
"A ideia é tirar a mística do sistema de transporte. Os números estão aí. Se precisar de algo mais (em discussões futuras), vamos agregar mais dados", disse o diretor de Gestão Econômico-Financeira da SPTrans, Adauto Farias. Até a próxima semana, esses dados também estarão abertos para consulta com cada uma das cerca de 1.300 linhas em operação na cidade. 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...