sábado, 17 de agosto de 2013

GDF testa ônibus expresso que ligará Santa Maria e Gama ao Plano Piloto

O governo do Distrito Federal realizou na noite desta quinta-feira (15) o primeiro teste do consórcio Expresso BRT Sul, ônibus que vai ligar Santa Maria e Gama ao Plano Piloto. O percurso foi da rodoviária do Plano até o balão do aeroporto, pelo Eixão.
Dois ônibus articulados semelhantes ao que deverão oferecer o serviço expresso foram usados no teste. O governo estima que o serviço vai ser disponibilizado à população em dezembro deste ano.
O objetivo do teste é saber o melhor caminho e o tempo de viagem entre a rodoviária e o viaduto Camargo Corrêa, que fica próximo ao balão do aeroporto. A partir do viaduto, os ônibus terão uma faixa exclusiva até o Gama e Santa Maria.
"Apesar de uma série de estudos, nós temos que efetuar todos esses testes para minimizar as incertezas futuras", disse o subsecretário de Política de Trânsito, Luis Fernando Messina.
No primeiro teste, os ônibus seguiram pela faixa presidencial a 50 km/h, até o final do Eixão Sul, quando se juntaram aos demais carros. O trajeto durou dez minutos. Na volta, a faixa usada foi a da direita e a velocidade foi de 60 km/h, trecho que levou oito minutos.
O novo transporte vai beneficiar os 160 passageiros que vão andar em cada um dos 70 novos ônibus do Expresso BRT Sul. Atualmente, a espera no trânsito dura até duas horas e meia no trecho da BR-040 que passa por obras.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...