Com prazo de até 120 dias para licitação, operação só em 2014
Ônibus modernos deverão entrar no sistema de transportes de Aracaju (Fotos: Portal Infonet) |
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) apresentou na manhã desta quinta-feira, 8, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia um ônibus do sistema BRT [Bus Rapid Transport, com capacidade para 160 pessoas], que por conta do processo de licitação conjunto com os municípios que formam a Grande Aracaju, deverá entrar em operação no próximo ano.
“O BRT é o sistema mais aplaudido no mundo, nos transportes. Tive o privilégio na minha outra gestão de prefeito de Aracaju, de trazer esse sistema ainda quando não tinha esse nome, o BRT, era transporte integrado, quando o passageiro ia para outros bairros pagando apenas uma passagem. Foi a segunda cidade do mundo a implantar, a primeira foi Curitiba. Hoje são 166 cidades do mundo que adotam e nós vamos agora implantar em Aracaju como BRT”, comemora João Alves Filho.
Na ocasião, ele lembrou o mal funcionamento do transporte público na capital sergipana.
João Alves Filho: "Aracajuano vai gastar menos tempo para se deslocar" |
“Nós lamentavelmente temos um sistema há décadas funcionando mal. Resolvemos fazer uma licitação nova e não podíamos fazer imediatamente porque havia uma pendência judicial. O prefeito anterior abriu uma licitação só para Aracaju. Houve contestação e nós quando assumimos, levamos a alternativa correta de fazer para os quatro municípios e isso só foi decidido a semana passada. O Poder Judiciário junto com o Ministério Público, sentenciou que nós podemos fazer a licitação junto com os quatro municípios e deu prazo máximo de 120 dias”, ressalta.
João Alves Filho destacou que a licitação não depende só dele. “Mas há um empenho dos quatro prefeitos. O projeto está muito avançado e cumprindo esse ritual, abriremos a licitação e ai sim, implantaremos o BRT. Não são apenas a implantação de ônibus novos. Nós vamos ter regras rígidas. Passageiros não podem ficar esperando 50 minutos sem ter ônibus. Teremos terminais novos, já estamos antecipando os abrigos. O aracajuano vai gastar um tempo extremamente menor do que está gastando para se deslocar”, garante.
BRS
Georlize Teles:"Antes teremos o BRS" |
A secretária de Defesa Social, Georlize Teles, enfatizou que para ser implantado, o sistema BRT precisa de condições técnicas para ser implementado.
“E por que estamos apresentando hoje? Porque agora nós já estudamos todas as condições e já percebemos que o BRT é uma realidade. A perspectiva que a SMTT tem é de que possamos estar com o BRT no próximo ano, mas há uma outra modalidade que também é um avanço e que deve ser implantado ainda este ano que é o BRS. Não é a mesma tecnologia do BRT, não tem a mesma rapidez, mas é um transporte que dá um ganho muito grande e pra eles a gente vai precisar apenas criar algumas canaletas exclusivas para ônibus”, adianta Georlize Teles acrescentando que a Lei da Mobilidade Urbana diz que o transporte coletivo se sobrepõe ao transporte individual.
“E é isso que a gente está tentando conciliar, priorizar o transporte público, atendendo o que diz a lei, e respeitando claro a individualidade”, finaliza a secretária.
Por Aldaci de Souza
Fonte: http://www.infonet.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário