Receita atinge R$ 1,76 bilhão, contra R$ 1,55 bilhão no ano anterior
Nos primeiros seis meses do ano a Marcopolo registrou crescimento de 13% do faturamento na comparação com igual período do ano anterior, para R$ 1,76 bilhão, informa a empresa em comunicado. A encarroçadora com sede em Caxias do Sul (RS) produziu 10.046 ônibus em todas as suas fábricas espalhadas pelo mundo durante a primeira metade de 2013, volume que representa crescimento de 10,3% sobre a produção de mesmo intervalo de 2012. Deste total, 9.056 unidades foram montadas no Brasil, onde a empresa encerrou o período com 40,3% de participação neste mercado.
Para o diretor geral da Marcopolo, José Rubens de la Rosa, o segundo trimestre contribuiu fortemente com os resultados por apresentar sinais de recuperação frente ao primeiro trimestre do ano.
“No Brasil, os principais fatores foram a melhora do mix de vendas e o maior volume e receita de exportações, enquanto no exterior a produção das unidades da África do Sul, Austrália e México cresceu, conjuntamente, 51,9% com relação aos primeiros três meses do ano.”
O executivo acrescenta que para 2013, em decorrência dos atrasos nas obras de infraestrutura, as vendas de ônibus para os sistemas BRT ficaram abaixo das previsões, com expectativa de que a demanda acelere a partir dos dois últimos meses do ano e, principalmente, no decorrer do primeiro semestre de 2014. De la Rosa destacou ainda que a desvalorização de 8,4% do real frente ao dólar no ano torna o produto da Marcopolo fabricado no Brasil mais competitivo internacionalmente e pode ajudar a fomentar a demanda e ampliar as exportações ao longo do segundo semestre de 2013.
A empresa manteve a expectativa de desempenho para 2013, publicada em dezembro do ano passado e revisada em maio deste ano: prevê alcançar receita de R$ 3,8 bilhões (R$ 4,3 bilhões na previsão anterior), investimentos programados em R$ 350 milhões e produção de 21,6 mil ônibus no Brasil e no exterior (35,2 mil na projeção anterior).
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