quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Finlândia lança ônibus que você chama pelo smartphone e decide o trajeto

Por  
O serviço de transporte público de Helsinque, na Finlândia, conta com um novo serviço, que permite que o usuário chame o ônibus pelo smartphone e escolha o trajeto.
Chamado Kutsuplus, algo como “chamada mais” em português, o serviço de ônibus sob demanda permite que o usuário defina os pontos de partida e chegada e divida a viagem com outras pessoas, até por que não faz sentido usar o serviço sozinho.
O custo é maior do que o de um ônibus comum, aproximadamente 10 reais de tarifa mais 1,30 por quilômetro pela cotação de hoje, mas bem mais barato que um táxi, que custa caro por lá. O serviço pode ser pago via smartphone e em breve será possível debitar a tarifa direto na conta do telefone via SMS.
O agendamento é automático, basta escolher via smartphone em qual parada o micro-ônibus deve iniciar a jornada e escolher o destino final. Se a viagem for dividida com outros, um algoritmo determina o trajeto mais curto. A desvantagem é que o custo é o mesmo de utilizar o serviço sozinho, cada passageiro paga a mesma taxa de serviço mais quilometragem.
A capacidade é para nove passageiros e há lugar para carrinhos de bebê e bicicletas. O público-alvo é o que costuma utilizar automóvel para se locomover e aqueles que precisam utilizar mais de um meio de transporte por causa do lugar onde moram.
Segundo Kari Rissanen, do serviço de transporte público de Helsinque:
O Kutsuplus oferece uma alternativa melhor e mais eficiente ao automóvel. Os veículos contam com Wi-Fi grátis e você elimina o custo do estacionamento. No centro de Helsinque um estacionamento custa mais de 10 reais a hora, então o ônibus semi-privativo faz sentido.
Helsinque conta com 1000 paradas de ônibus e quase 500 mil rotas diferentes, quem está bem servido de ônibus e metrô deve continuar utilizando esses serviços.
A versão piloto do Kutsuplus iniciou ano passado com 10 ônibus. Até setembro 4.500 pessoas já haviam aderido e o programa deve ser expandido para 100 veículos.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...