terça-feira, 5 de novembro de 2013

DETRAN REALIZA QUALIFICAÇÃO DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS

Curso da Escola Pública de Trânsito vai abrir turma para capacitar mão de obra feminina
A Escola Pública de Trânsito do Detran iniciou nesta segunda-feira (4/11) a primeira turma do curso de transporte coletivo de passageiros. Realizada na sede recém-inaugurada, na Lapa, no centro do Rio, a qualificação tem carga horária de 50h/aula e prevê a formação de cerca de 2 mil profissionais por ano. O curso é voltado para motoristas que já têm a categoria D, de ônibus, e exercem atividade remunerada. Ao fim da capacitação, os condutores terão encaminhamento profissional, resultado da parceria com a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio).
As aulas – que incluem conhecimentos sobre legislação de trânsito, meio ambiente, primeiros socorros e direção defensiva – acontecem nos turnos da manhã e da tarde. Cada turma conta com 25 alunos. As inscrições para as 50 vagas do grupo que será iniciado na segunda quinzena de novembro já estão abertas. A partir do fim deste mês, o Detran inicia as inscrições para habilitar cerca de 300 mulheres por ano na atividade.
O diferencial do curso é o treinamento em direção defensiva com o uso do simulador. Equipado com as características de um veículo de transporte coletivo, o aparelho possibilita aos condutores vivenciar situações reais do dia a dia no trânsito, adotando medidas de segurança para reduzir os riscos de acidentes. 
– Estamos suprindo a necessidade dos profissionais que não têm condições financeiras de realizar a capacitação – afirmou o presidente do Detran, Fernando Avelino.
Motorista de transporte de cargas há 12 anos, Wagner Souza, de 35 anos, encontrou na iniciativa a oportunidade de ampliar suas chances profissionais.
– Estou investindo na minha qualificação para ser visto no mercado de trabalho – disse Wagner.
Fonte: Detran

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...