terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ônibus Volvo inspira a arte na Bienal

Os ônibus da Volvo serviram de inspiração e também serão veículos de disseminação da arte durante a Bienal Internacional de Curitiba, que toma as ruas da cidade até 1º de dezembro
O projeto intitulado "Casulos", da artista Regina Silveira, revestiu alguns ônibus biarticulados e padrons das principais linhas do sistema de transporte urbano da cidade com uma trama de bordado em ponto cruz. Circulando no trânsito, a obra irá interagir com os pedestres, ciclistas e motoristas, expandindo a presença da Bienal na cidade.
Enquanto intervenção urbana, "Casulos" pretende modificar temporariamente os modos de perceber e experimentar os veículos que são de uso comum da população. “Como uma empresa que acredita e investe na cultura como instrumento de desenvolvimento e transformação, é orgulho vermos os ônibus da marca inspirando e sendo veículos de disseminação a arte”, afirma a responsável por projetos institucionais da Volvo, Anaelse Oliveira.
A obra está aplicada por meio de plotagem nos ônibus biarticulados Centenário - Campo Comprido, Santa Cândida - Capão Raso, Boqueirão, Pinheirinho e no ligeirinho Aeroporto. Na proposta, a artista retoma um de seus temas recorrentes, o do bordado, meio de expressão habitualmente considerado “feminino” e que a artista, num movimento contrário à tendência politicamente correta, reivindica exatamente como “arte de mulher”. Inclui, no entanto, novos aspectos. À primeira vista, a obra causa uma sensação de surpresa, inserindo algo visualmente delicado em grandes veículos da paisagem urbana.
Regina Silveira já realizou obras nas ruas de Madrid (Espanha), Taipei (Taiwan), Montreal (Canadá) entre outras cidades do mundo. Suas exposições já passaram pelo Guggenheim Museum (Nova York, Estados Unidos), Bienal de São Paulo, Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires, Argentina), Ottawa Art Gallery (Canadá), Triennale-Índia, Fundación Juan Miró (Barcelona, Espanha) e Bienal de Tóquio (Japão).
Redação / Andrea Ramos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...