sábado, 29 de março de 2014

RIO DE JANEIRO GANHA PRIMEIRO ÔNIBUS 100% ELÉTRICO

Foto: Raphael Lima
A partir da próxima segunda-feira (31/03), o ônibus vai começar a circular na linha 249 (Água Santa- Carioca)
O primeiro ônibus 100% elétrico a ser testado na capital fluminense vai começar a circular na próxima segunda-feira (31/03) na linha 249 (Água Santa- Carioca), da empresa Rodoviária A. Matias, do consórcio Internorte, associada ao Rio Ônibus. O ônibus foi apresentado nesta sexta-feira (28/03), no aterro do Flamengo, pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, e a BYD, empresa chinesa que é líder mundial em baterias e veículos elétricos. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, acompanhou a apresentação.
O modelo é o único que usa baterias de fosfato de ferro, que são recicláveis, à prova de fogo e consideradas as mais limpas e seguras. Na garagem da Rodoviária A. Matias, do Consorcio Internorte já foi instalado um sistema bidirecional AC, de 380 volts, para recarregar as baterias. A recarga leva apenas cinco horas e permite autonomia superior a 250 km. A linha em que o ônibus vai operar, a 249 (Água Santa - Carioca) tem cerca de 35 km (ida e volta).
Os motores elétricos são silenciosos e não emitem poluentes. O ônibus ainda possui uma configuração que permite recuperar parte da energia no momento em que o motorista retirar o pé do acelerador e nas frenagens, assim, recarregando as baterias. O seu consumo energético equivale a 1,2 kWh/km, com menor custo operacional e de manutenção que um ônibus convencional. O ônibus comporta 80 passageiros, 29 sentados e 50 em pé, além do espaço reservado para cadeirantes. Para oferecer mais acessibilidade e conforto, o ônibus possui um sistema pneumático onde pode abaixar mais na parte dianteira e central, onde ficam localizadas as portas.
Os testes, que vão durar um mês, contam com o apoio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, e da C40 Cities Climate Leadership Group (Rede de Megacidades comprometidas com redução de emissões de gases de efeito estufa e risco climático), que é atualmente presidida pelo prefeito Eduardo Paes.
Sobre o ônibus:
Atualmente, o ônibus 100% elétrico é produzido em três fábricas: duas na China, situadas em Shenzhen (5 mil unidade/ano) e Changsha (3mil unidades/ano), e uma nos Estados Unidos, localizada em Lancaster (mil unidades/ano).
Além do Brasil, o modelo 100% elétrico vem sendo testado, desde 2011, em diversas cidades pelo mundo, como Nova Iorque (EUA), Bogotá (COL), Londres (GB) Copenhagem (DIN) e Oranjestad (Aruba). A BYD quer verificar seu comportamento sob as mais diferentes condições de trânsito, terreno e temperatura. Na China, ele já foi adotado oficialmente pela cidade de Senzhen, que conta com uma frota de 2.000 ônibus elétricos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...