'Meu Busão' fornece dados sobre horários das linhas de ônibus de Palmas.
Cerca de 1 mil pessoas baixaram o aplicativo. Veja como funciona.
Jesana de Jesus Do G1 TO
Cerca de 1 mil pessoas baixaram o aplicativo. Veja como funciona.
Jesana de Jesus Do G1 TO
Luídne Mota cirou o aplicativo pela necessidade de saber os horários das linhas de ônibus de Palmas (Foto: Luídne Mota/Arquivo Pessoal) |
O bacharel em Sistemas de Informações Luídne Mota, de 21 anos, criou um aplicativo que promete ser uma 'mão na roda' para muitos usuários de transporte coletivo. O Meu Busão fornece os horários e as rotas das linhas de ônibus da capital. Além disso, permite que a pessoa saiba, em tempo real, onde o ônibus está passando. O aplicativo está disponível para download desde fevereiro deste ano. De lá para cá cerca de 1000 pessoas já baixaram o Meu Busão, que pode ser usado em smartphones que possuem o sistema Android.
Segundo Luídne a ideia em criar o aplicativo surgiu da dificuldade que ele mesmo tinha em saber sobre todos os horários das linhas de ônibus. A ideia foi pensada em 2012. No mesmo ano, o bacharel, que ainda era estudante, apresentou o projeto em uma competição na faculdade, emPalmas. O projeto dele não foi o vencedor, mas dois anos depois, o aplicativo promete ser um sucesso na capital. O Meu Busão já possui apoio de uma empresa de tecnologia, em Palmas.
Para armazenar os dados, Luídne procurou informações na Prefeitura de Palmas. Segundo ele, o aplicativo ainda não fornece dados de todas as linhas de ônibus. "Ainda faltam 30 linhas. Mas eu acredito que em dois meses, vamos ter todas as linhas atualizadas no aplicativo".
O vídeo cima mostra as funções do aplicativo. O Meu Busão fornece os horários das linhas e as rotas. "O usuário seleciona a linha e pode ativar o alerta para descer em determinado lugar. Quando o ônibus estiver próximo ao ponto, o aplicativo emite um alerta", explica Luídne.
Além disso, o aplicativo dá a localização do ônibus em tempo real. "O usuário que está dentro do ônibus pode compartilhar a localização. Assim todos os usuários ficam sabendo onde a linha está. As pessoas veem o ônibus se movimentando sobre o mapa", diz orgulhoso o criador.
Segundo o jovem, ele tem recebido sugestões e elogios sobre o Meu Busão. "O feedback é bom para melhorar alguma coisa e para sabermos também o que as pessoas estão achando". Luídne não pensa, inicialmente, em lucrar com o aplicativo. "O que eu mais quero é que as pessoas baixem e se beneficiem com as informações".
Pelo ritmo dos downloads, a esperança de Luídne é que o aplicativo, em pouco tempo, seja um dos mais utilizados pelos usuários de transporte coletivo. "Acreditamos que vai ser um sucesso por causa do número de downloads e esperamos que o app se torne cada vez mais útil para os usuários do transporte coletivo em Palmas".
0 comentários:
Postar um comentário