sábado, 3 de maio de 2014

São Paulo terá novos ônibus com ar-condicionado

Foto: Fábio Santos/Terra
Uma vez, somente uma vez, entrei em um ônibus com ar-condicionado em São Paulo. Não lembro qual era a linha dele, mas sei que fazia o trajeto até o Terminal Bandeira. Era um dia bem quente e confesso que a sensação foi agradável. De lá pra cá – isso já faz uns 2 anos – nunca mais tive essa sorte. 
Nesta semana, porém, foi anunciado que a São Paulo Transportes (SPTrans) pretende colocar 60 ônibus climatizados em circulação na capital. O sistema já é comum em várias partes do mundo ou em outras cidades brasileiras, mas ainda não foi implantado na principal cidade do País.
Não é novidade que nos dias de verão os passageiros sofrem com a superlotação e calor excessivo. A ideia é de que os primeiros veículos equipados com a refrigeração andem pelos corredores exclusivos e que sejam operados pelas viações Campo Belo e Via Sul. Os veículos serão todos novos, como parte da renovação natural da frota.
Sobre aquela minha longínqua lembrança de um ônibus com ar-condicionado na capital, o presidente do sindicato das empresas de ônibus de São Paulo (SP Urbanuss), Francisco Christovam, acabou tirando a minha dúvida em uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Segundo ele, São Paulo já teve uma experiência com ônibus refrigerados. Cinquenta deles ainda rodam, mas os aparelhos permanecem desligados. “Estão desligados, pois não há consenso sobre o assunto. Há uma polêmica, porque tem usuário que não gosta e abre a janela, outro pede para desligar porque tem rinite, por exemplo”, falou.
Sendo assim, caro paulistano, é provável que você esteja passando calor sem motivo, dentro de um ônibus equipado com ar-condicionado. Durma com essa.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...