sexta-feira, 11 de julho de 2014

Operação de 11 linhas de ônibus é desativada em Salvador

Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE
Yuri Silva
A crise financeira das empresas de ônibus resiste. Nesta quinta-feira, 10, a direção da Capital e da Ilha Tropical, companhias de transporte pertencentes ao mesmo grupo empresarial, devolveram à prefeitura 11 das 40 linhas que operam na cidade.
Segundo o secretário de Urbanismo e Transportes de Salvador, Fábio Mota, as empresas alegam dificuldade financeira para abrir mão das linhas.
"Eles afirmaram que não têm a quantidade de veículos suficiente para operar as linhas", contou Mota.
Ainda conforme o secretário, as empresas também usaram como artifício a promessa de que, com a diminuição das linhas a serem operadas, o serviço oferecido passará por melhorias.
A partir de 27 de julho, as 11 linhas entregues pelas companhias irmãs passarão a ser operadas por outras empresas. Um estudo da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) vai definir como será feita a distribuição.
Dívidas e licitação
Capital e Ilha Tropical estão entre as empresas mais criticadas por usuários, por conta de os ônibus quebrarem com frequência durante os percursos. O sucateamento dos veículos também é alvo de reclamações.
Na última semana, funcionários das duas companhias fizeram paralisação para reivindicar, entre outros itens, o pagamento de horas extras e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que não era pago há sete meses.
Contatado por A TARDE, o gerente de operações das empresas, Diego Dantas, informou que todos os funcionários já tiveram o FGTS depositado. "Já as horas extras sempre foram pagas", disse.
Conforme Dantas, as duas empresas disputarão a licitação das linhas de ônibus, a ser encerrada na próxima segunda-feira, com a entrega das propostas dos interessados.
Linhas que serão alteradas
Saboeiro – Lapa
São Gonçalo – Lapa/ Campo Grande
S. Gonçalo – Barroquinha
Arenoso – Pituba
Arenoso – Lapa/ Campo Grande
Arenoso – Calçada/ Comércio
Est. Pirajá – Calabetão
Est. Pirajá – Calabetão
Est. Pirajá – Vila Canária
Estação Pirajá – Canabrava R2
Est. Pirajá – Jardim Cajazeiras

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...