sábado, 6 de setembro de 2014

Grande Vitória vai ter 500 novos ônibus do Transcol até o fim do ano

Parte da nova frota começa a circular na 2ª semana de setembro.
Novidades aparecem na pintura, na acessibilidade e no motor.
Do G1 ES, com informações de A Gazeta
Novos ônibus trazem novidades na pintura(Foto: Fernando Madeira/ GZ)
Os primeiros dos 500 novos ônibus do Transcol que serão entregues até o final deste ano para renovar a frota do sistema de transporte coletivo já começaram a chegar. Esses veículos devem começar a circular dentro dos próximos dias e vão reforçar as linhas na Grande Vitória.
De acordo com o secretário de transportes e obras públicas do Estado, Fábio Damasceno, esta será a maior renovação na história do Transcol. “Até o final do ano vamos ter novos ônibus chegando toda semana. Na semana que vem eles já devem começar a rodar e vão possibilitar reforço nas linhas do sistema”, garantiu.
Também na semana que vem, segundo o secretário, devem chegar os novos ônibus articulados. Damasceno explicou ainda que a frota do Transcol deve ser renovada em cerca de 32%, com a retirada dos veículos mais velhos das ruas.
Mesmo assim, o sistema, atualmente com 1,6 mil veículos, deve ter a quantidade de ônibus aumentada quando todos os 500 novos coletivos chegarem. Mas o número de ônibus a mais ainda não está definido.
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) informou que 180 ônibus devem chegar até o fim deste mês. Os outros 320 até o fim de novembro.
As novidades
Pintura
Os veículos que estão chegando já vêm com o novo layout: uma pintura diferente, com menos detalhes, lembrando os ônibus de Rio de Janeiro e São Paulo. Sai o azul com detalhes em verde amarelo e branco, ou o tradicional amarelo, e entra o azul e branco com detalhes em cor de rosa. Cada sistema (Transcol, BRT e Seletivo) terá um identificação visual diferente.
Acessibilidade
Todos os ônibus já vêm equipados com elevadores para cadeirantes.
Motor
Eles têm motor Euro 5, que polui 50% menos que os comuns. Também são mais silenciosos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...