Veículo será utilizado no Sistema BRT do Rio de Janeiro
ASSESSORIA DE IMPRENSA – MARCOPOLO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOKj5nyZS8Qr-A-uf7a4skh8DObn9nZPkYqZP8gB_ISQDar3RUydJa0s4K0NGmI2H-A8rcsi0yAvrJGwSrEX0JEasZsz96vmX7Icd1iV2ISumsZ1EyyP48pF9LhVhwapIOVJa2H6_uh2k/s1600/marcopolotorinoarticulado_2.jpg)
Segundo Alberto Calcagnotto, diretor da Marcopolo Rio, este é o primeiro ônibus articulado fabricado na unidade carioca. “Demos um grande passo com a fabricação deste modelo. O Rio de Janeiro é o centro de excelência da Marcopolo em ônibus urbanos, porém os veículos articulados e biarticulados eram feitos na unidade Ana Rech, de Caxias do Sul. Investimos mais de R$ 40 milhões na Marcopolo Rio nos últimos anos, para atualizar e modificar a fábrica. Agora, estamos prontos para atender a demanda dos sistemas BRT das cidades de diversos estados”, explica o executivo.
Com chassis Volvo B340 MA e comprimento total de 20,39 metros, o Novo Torino Articulado foi desenvolvido para atender o padrão definido para o município do Rio de Janeiro. O modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. Também conta com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.
O Novo Torino Articulado foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Para os passageiros, o conforto e a segurança foram ampliados, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City são ergonômicas e contam com novos apoios de cabeça, além de nova decoração. O veículo também dispõe de opção de poltronas com encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). O modelo tem ainda cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais e elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4C_S1Uk9WhKULBWJuufitVOk6zYUlRGmUM9HQEE8Z7yxvTou4GzdDwHSeP31H3DhXZsFAW8LhTXZ92czhSFjBEync1i-QZ32615rSF2cFnJzS7QFtqORjEpKRwWGMlBdpfJHIeN4sh1s/s1600/marcopolotorinoarticulado_3.jpg)
Outras novidades que proporcionam menor custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso, sem a necessidade de remoção das poltronas. Os revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.
0 comentários:
Postar um comentário