segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MARCOPOLO RIO PRODUZ NOVO ÔNIBUS TORINO ARTICULADO

Inicialmente, Torino articulado vai operar no Rio de Janeiro
Veículo será utilizado no Sistema BRT do Rio de Janeiro
ASSESSORIA DE IMPRENSA – MARCOPOLO
Caxias do Sul(RS) – 13 de outubro de 2014 – A Marcopolo Rio, unidade da Marcopolo S.A. especializada na produção de ônibus urbanos, iniciou a fabricação do Novo Torino Articulado. O veículo tem capacidade para transportar mais de 130 passageiros e será fornecido inicialmente para os SistemasTransoeste e Transcarioca, da capital fluminense.
Segundo Alberto Calcagnotto, diretor da Marcopolo Rio, este é o primeiro ônibus articulado fabricado na unidade carioca. “Demos um grande passo com a fabricação deste modelo. O Rio de Janeiro é o centro de excelência da Marcopolo em ônibus urbanos, porém os veículos articulados e biarticulados eram feitos na unidade Ana Rech, de Caxias do Sul. Investimos mais de R$ 40 milhões na Marcopolo Rio nos últimos anos, para atualizar e modificar a fábrica. Agora, estamos prontos para atender a demanda dos sistemas BRT das cidades de diversos estados”, explica o executivo.
Com chassis Volvo B340 MA e comprimento total de 20,39 metros, o Novo Torino Articulado foi desenvolvido para atender o padrão definido para o município do Rio de Janeiro. O modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. Também conta com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.
O Novo Torino Articulado foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Para os passageiros, o conforto e a segurança foram ampliados, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City são ergonômicas e contam com novos apoios de cabeça, além de nova decoração. O veículo também dispõe de opção de poltronas com encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). O modelo tem ainda cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais e elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes.
O Novo Torino Articulado oferece mais conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador, e novo janelão com mais eficiente captação de ar. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.
Outras novidades que proporcionam menor custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso, sem a necessidade de remoção das poltronas. Os revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...