sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Ônibus articulado começa a circular em Fortaleza

O veículo circula na linha 084 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimental. Operação experimental segue até novembro, quando o novo ônibus ligará o Antônio Bezerra e o Centro pelo BRT da avenida Bezerra de Menezes
Ao primeiro ronco do motor, os celulares não se aguentaram nos bolsos. Tinham de registrar em lentes que não fossem retina, guardar a novidade para alcançar outros olhos. Foi assim a primeira viagem do ônibus articulado que começou a circular pela Capital, como teste, na linha 084 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimental. Ontem, o novo veículo se uniu aos 11 ônibus que fazem diariamente o trajeto entre os terminais do Antônio Bezerra e da Messejana.
A operação experimental funcionará até novembro, quando deve ser concluída a instalação das paradas de ônibus no canteiro central da avenida Bezerra de Menezes. Os serviços ocorrem para viabilizar o corredor exclusivo para ônibus (BRT, Bus Rapid Transit) na via.
Com o fim dos serviços, esse e outros sete ônibus articulados serão deslocados para fazer o itinerário entre o Terminal do Antônio Bezerra e o Centro, pelo corredor exclusivo. Como na avenida o embarque/desembarque será feito pelo lado esquerdo, os novos veículos já possuem as portas com adaptação.
O articulado tem ainda componentes de conforto, como ar-condicionado e suspensão pneumática, o que permite mais estabilidade no interior do coletivo. O veículo tem capacidade para transportar 150 passageiros, 55 a mais que os ônibus comuns.
Laydyelle Siqueira, 31, aprovou a novidade. A supervisora de logística precisa fazer diariamente todo o percurso do coletivo para chegar ao trabalho. Nos ônibus convencionais, segundo ela, é difícil encontrar assento vago e a quentura do sol sempre incomoda. “Mas se for todo dia com esse novo ônibus fica bom. Viajar sentado e com ar-condicionado facilita muito”, comenta.

Outras avenidas

“Queremos testar vários atributos desses veículos, tanto em relação ao conforto de passageiros como às próprias características dos ônibus, por exemplo a capacidade de frenagem e aceleração”, comenta Antônio Ferreira, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Segundo ele, a proposta é que esse experimento seja feito em outras vias da Capital, a depender da disponibilidade dos ônibus articulados. A prioridade, de acordo com Ferreira, serão linhas com grande fluxo de passageiros em vias que já possuem faixas exclusivas, como a avenida José Bastos.
Além dos oito veículos articulados que atuarão no corredor Antônio Bezerra/Centro, outros veículos como a mesma tecnologias farão o trajeto que ligará os terminais do Antônio Bezerra e do Papicu, também usando a avenida Bezerra de Menezes. Essa linha só funcionará em 2015, após intervenções nos cruzamentos da avenida Engenheiro Santana Júnior com as avenidas Antônio Sales e Padre Antônio Tomás, além da reestruturação do Terminal do Papicu.

Saiba mais

O POVO acompanhou a primeira viagem do ônibus articulado por Fortaleza. O trajeto entre os terminais do Antônio Bezerra a do Papicu durou exatos 50 minutos. Em alguns trechos da avenida Perimetral, principalmente no bairro Siqueira, as ondulações na via provocavam balanço intenso.
Esta não é a primeira vez que Fortaleza recebe ônibus articulados no sistema de transporte coletivo. Por dez anos, entre 1990 e 2000, os veículos “sanfonados” percorrem as ruas da cidade. A proposta, à época, era de os ônibus percorrem avenidas como Bezerra de Menezes, José Bastos e Aguanambi.
Ontem, um grupo de busólogos (pessoas interessadas por ônibus) acompanhou o primeiro dia dos novos coletivos.

Rômulo Costa
FOTO: EDIMAR SOARES

Multimídia
Veja vídeo do primeiro dia do ônibus articulado circulando em Fortaleza

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...