quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Passeio no Paradiso 1800 DD

Hotel sobre rodas - Novos ônibus da JCA, com chassis Scania e carroceria Marcopolo, têm leito-cama, wi-fi e poltrona em couro
Os principais concorrentes das empresas de transportes rodoviários de passageiros são as companhias aéreas – no caso de distâncias maiores – e o crescimento da frota de carros – nas viagens curtas. Para não perder clientes e manter um serviço que atraia mais usuários, o setor investe em estratégias que envolvem desde a renovação de frotas à ampliação de “mordomias” a quem opta por este tipo de locomoção. É este raciocínio que impulsiona o Grupo JCA, uma holding que engloba diversas empresas de transportes de passageiros e tem sede na cidade fluminense de Niterói, a investir cerca de R$ 70 milhões em novos modelos de ônibus. Dessa vez, são 73 chassis Scania com carroceria Marcopolo, que contribuem para o plano da empresa de chegar a uma frota com idade média de três anos já em 2015. E, de quebra, se preparar para as mudanças que serão propostas no regime da Agência Nacional de Transportes Terrestres de concessão para autorização das linhas interestaduais.
O lote de novos veículos está dividido em seis chassis Scania K 360 6x2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1200 e 67 chassis Scania K 440 8x2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1800 DD. É esta última configuração a grande estrela do plano de renovação da JCA, já que se trata de um modelo com dois andares que amplia significativamente o conforto e a segurança dos passageiros. “Investimos a maior parte no Double Decker por ser mais completo e dotado das melhores tecnologias disponíveis no mercado. É o produto topo de linha”, defende Marcelo Antunes, membro do conselho do Grupo JCA.
Externamente, o Paradiso 1800 DD tem para-brisas panorâmicos, maiores e curvos. Os novos espelhos retrovisores seguem a identidade visual e o novo conjunto óptico, com leds nas luzes de direção e de posição, aumenta a eficiência luminosa e contribui para ampliar a segurança nas viagens. Além disso, as escadas estreiam um novo desenho para os degraus, que facilita a operação de entrada e saída dos passageiros. Contam ainda com corrimãos e iluminação em leds por meio de sensores de presença, que acendem e apagam as luzes automaticamente.
Na parte de cima, chamam atenção o piso com aspecto similar a madeira e o grande para-brisa. O primeiro andar se transforma na “primeira classe” do ônibus. São apenas seis poltronas, divididas em uma fileira com duas duplas na esquerda e outra com duas individuais no lado direito. Elas reclinam até 180° e são revestidas em couro e em tecido aveludado. Com o auxílio dos descansos de pernas, se transformam em camas confortáveis para quem vai encarar uma viagem longa. Os insones contam com DVD, ar-condicionado, sinal de internet wi-fi e tomadas para recarga de celulares, notebook e tablets. O andar de cima só não oferece, desta lista, as tomadas.

O Scania K 440 8x2 é o topo de linha da marca sueca no Brasil, com chassi de quatro eixos direcionado a aplicações rodoviárias para médias e longas distâncias. O modelo é puxado por um motor de 13 litros que entrega 440 cv de potência e torque de 234,5 kgfm.

Neste lote adquirido pelo Grupo JCA, os veículos foram equipados com sistemas de freios EBS, câmbio automatizado Opticruise de quarta geração, suspensões dianteira e traseira pneumáticas, sistema antitombamento, rodas de alumínio e ainda Scania Driver Support, que serve como um tutor eletrônico no painel, ajudando o motorista com dicas em tempo real. O modelo tem capacidade para transportar 44 passageiros no piso superior e seis no inferior, totalizando 50 ocupantes
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação

1 comentários:

  1. Preciso de um desenho técnico com dimensões de modelo de ônibus, onde posso encontrar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...