quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mercedes leva a feira no Rio chassi OF 1724 com câmbio automatizado



Empresa exibe na FetransRio, no Riocentro, 7 modelos de chassis para ônibus
Luís Perez /do Carpress, no Rio
Ônibus com o chassi OF 1724, da Mercedes-Benz, encarroçado
A Mercedes-Benz lança na FetransRio 2014, feira do setor de ônibus que acontece no Rio até esta sexta (7), o chassi OF 1724 com câmbio automatizado.
Além dele, estão sendo expostos outros seis chassis de ônibus: os chassis OF 1721 L (motor dianteiro) e OH 1621 L (motor traseiro), os dois com suspensão pneumática, o microônibus LO 916, o superarticulado O 500 MDA de piso alto na versão BRT (Bus Rapid Transit) e os chassis rodoviários O 500 RSD 6x2 e O 500 RSDD 8x2, veículos para longas distâncias que podem receber carrocerias Double Decker e Low Driver.
"Demonstramos toda a versatilidade da linha de ônibus da nossa marca, a maior e mais abrangente do país, com modelos para todas as aplicações urbanas e rodoviárias, bem como para fretamento, turismo e transporte escolar", afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz.
“Com a introdução das versões de veículos com caixa automatizada e com suspensão pneumática, reafirmamos o compromisso da nossa empresa em oferecer permanentemente novas soluções que atendam às demandas dos clientes e do mercado.”
De acordo com o executivo, outras novidades e destaques no Riocentro respondem pelo segmento de BRTs. “Nossos especialistas estarão no evento para prestar assessoria a clientes, gestores e consultores quanto às soluções da marca para os modernos sistemas de transporte coletivo urbano”, diz. “Temos ampla experiência nos principais BRTs do Brasil e de outros países, o que nos permite oferecer todo apoio aos interessados”.
Para permitir um conhecimento aprofundado sobre a tecnologia, o estande da Mercedes expõe ainda alguns agregados, como o câmbio automatizado, o motor Dual Fuel (diesel e gás) e o eixo traseiro HO-6 com freio a disco. Ao lado de cada um deles, engenheiros da fábrica apresentam detalhes e tiram dúvidas.
OF 1724 com câmbio automatizado
A opção chega para atender às demandas do mercado nos segmentos urbano, rodoviário de curtas distâncias, fretamento e turismo. A partir de agora, ele pode ser equipado com caixa de mudanças G-85 automatizada de 6 marchas.
Sua caixa automatizada “SmartShift” da Mercedes-Benz – desenvolvida especificamente para uso em ônibus – se baseia em uma caixa mecânica convencional, com o sistema eletrônico inteligente fazendo a escolha da melhor marcha para cada situação.
Com a troca automática de marchas, é dispensado o uso do pedal de embreagem. Além disso, a caixa automatizada assegura uma maior segurança contra erros de operação e também proporciona menor consumo de combustível.
Com o “SmartShift”, o motorista pode escolher a troca das marchas entre modo manual ou automático, tendo no painel de instrumentos a indicação da marcha utilizada. O modo automático garante que a marcha correta será engrenada e sempre realiza a troca, se necessário. No modo manual, a unidade previne o condutor sobre a eventual escolha da marcha incorreta.
Com 17 toneladas de PBT (peso bruto total), o OF 1724 é feito para trechos que exigem maiores velocidades médias. Ele foi desenvolvido para carrocerias de até 13,2 metros de comprimento. Entre seus itens de série, estão freio motor, exclusivo Top Brake, ABS, coluna de direção regulável e polia adicional no motor para ar-condicionado.
Além da configuração com suspensão metálica, os chassis OF 1721 e OF 1724 são oferecidos também com suspensão pneumática – assim como o modelo OH 1621 L –, aumentando o conforto a bordo, o que aumenta a satisfação dos passageiros e do motorista.
Na dianteira a suspensão pneumática tem duas bolsas de ar, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras. Na traseira são quatro bolsas de ar, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras transversais e longitudinais.
Em razão do conceito da suspensão pneumática integral, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de conforto e estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil.
Além de atender ao transporte urbano de passageiros, em linhas troncais dos sistemas integrados, os chassis OF 1721 L e OF 1724 L, bem como o OH 1621 L, também são indicados para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nesse caso os veículos recebem carrocerias com características de ônibus rodoviários, proporcionando mais conforto.
Dimensionado para 16 toneladas de PBT, o OH 1621 L está apto para carroçarias entre 11 e 12 metros de comprimento, com alta qualidade e baixo custo operacional, atendendo a todas as expectativas dos frotistas. Esta dimensão da carroceria é uma exclusividade de mercado do chassi OH 1621 L na categoria.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...