quarta-feira, 11 de março de 2015

Transporte coletivo de Chapecó recebe 20 novos ônibus

Vinte novos ônibus estão incorporados ao transporte coletivo urbano a partir desta terça-feira, 10 de março, na frota da Auto Viação Chapecó. São veículos com chassi Volkswagen, motor Man, modelo 17230, com carroceria Comil, modelo Svelto. O investimento é da ordem de R$ 5 milhões e 440 mil.
A apresentação dos novos coletivos, que passam paulatinamente a circular a partir desta semana, ocorreu em ato em frente à Prefeitura Municipal de Chapecó, com a presença do vice-prefeito Luciano Buligon e outras autoridades e lideranças. Buligon destacou que a renovação da frota, com ônibus modernos, é uma medida que se integra ao novo Plano de Mobilidade Urbana que Chapecó receberá neste ano. Já o diretor da empresa, João Carlos Scopel, assinalou o investimento para as condições de conforto dos usuários e a utilização de tecnologias inovadoras.
Os veículos incorporam novas tecnologias nas portas e no elevador para portadores de necessidades especiais. As portas são operadas eletronicamente, e não mais por sistema pneumático, em uma inovação introduzida pelo técnico chapecoense César Ramos. Com isso, não abrem ou fecham com o carro em movimento e possuem sistema antiesmagamento, ou seja, em caso do passageiro estar embarcando ou desembarcando as portas não fecham. Também haverá redução de 85% a 95% nas paradas para manutenção das portas, em vista do funcionamento elétrico. 
Quanto ao elevador para portadores de necessidades especiais, também funciona por sistema eletroeletrônico, e não mais pneumático. Dentro das especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), proporciona segurança maior na operação. Além disso, pelo fato de ser elétrico, irá reduzir os problemas de quebra normalmente enfrentados com o acionamento pneumático. Com os novos veículos, 100% da frota da empresa passa a ter o equipamento para o transporte de cadeirantes. 
Outra característica dos veículos é a utilização do diesel S-10, de melhor condição socioambiental. Esse combustível representa uma nova geração de diesel, menos poluente, que reduz em até 90% as emissões de enxofre, tem menor emissão de material particulado e diminui a fumaça branca, além de proporcionar melhor partida a frio.
Renovação anterior
A última renovação da frota feita pela Auto Viação Chapecó havia ocorrido em abril de 2013, quando 16 ônibus novos foram incorporados ao transporte coletivo urbano, com investimento, na época, de R$ 4 milhões.
Créditos: Texto: Extra Comunicação. 
Fotos: Mauri Oliveira/Divulgação/PMC

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...