sábado, 31 de julho de 2010

Jovens criam sistema de ônibus compartilhado na Alemanha

Três jovens empreendedores se aproveitam de uma brecha legal na Alemanha para criar um sistema de transporte rodoviário mais econômico do que o de trem ou o avião.
A lei alemã de transporte de passageiros, datada de 1934, proíbe, de fato, a concorrência entre empresas de ônibus com linhas nas principais autoestradas do país.
Três jovens estudantes da Universidade Zeppelin, de Fredrichshafen, no sul da Alemanha, no entanto, encontraram uma saída, já que nada impede que trajetos de ônibus sejam compartilhados entre várias pessoas.
Assim foi criada em 2009 a empresa DeinBus.de, aproveitando-se de um serviço já bastante usado, o Mitfahrgelegenheit, em que pessoas oferecem carona pela internet, para baixar os custos de sua viagem.
DeinBus.de funciona sob o mesmo princípio, só que a diferença está no meio de transporte e na quantidade de passageiros. O negócio funciona da seguinte maneira: os ônibus de grandes companhias rodoviárias são alugados pela nova empresa, que organiza viagens entre cidades alemãs, como Frankfurt, Colônia, Stuttgart e Munique, ou europeias, como a Madri.

Trajetos dependem da demanda

Os criadores da DeinBus.de são Ingo Mayr-Knoch, Christian Janisch e Alexander Kuhr. Em sua maioria, os usuários do serviço são jovens estudantes.
"Foi durante um semestre de estudos no exterior que andamos de ônibus na Espanha e no leste da Europa e nos perguntamos por que esta alternativa barata não é oferecida na Alemanha. Analisamos as leis e, com o apoio de nossos professores, desenvolvemos este projeto", conta Kuhr, de 26 anos, que investiu suas economias na ideia.
O conceito é simples: num formulário disponibilizado na página da empresa na internet, os interessados escrevem data e hora de quando pretendem viajar e para onde querem ir. Se várias pessoas se interessarem pelo mesmo trajeto, a empresa organiza a viagem de ônibus. Já aconteceu de organizarem até mesmo uma viagem a Madri para 200 torcedores que queriam assistir a um jogo de futebol.
"Só organizamos trajetos para os quais há interesse de um número suficiente de pessoas, e isso é precisamente o interessante, pois só assim funciona", comenta Janisch.
Dependendo do número de passageiros, a viagem de ônibus entre Frankfurt e Colônia custa entre 9 e 15 euros e dura três horas. De trem rápido, ela demora uma hora, mas custa quatro vezes mais.

Autoras: Bianca von der Au / Cristina Mendoza Weber (rw)
Revisão: Marcio Damasceno
Publicação no Brasil: Busologia Mundial
Site da Materia:
http://www.dw-world.de/dw

sexta-feira, 30 de julho de 2010

INTERESSADO NA BUSSCAR É DE SP

É de São Paulo o grupo empresarial do setor de transporte interessado em negociar a compra da Busscar Ônibus. Os empresários conversaram com os negociadores da Vírtus Partners, que representam a companhia joinvilense. E também com o prefeito Carlito Merss.
Ao prefeito, tem reiterado que prefere a qualidade dos produtos da Busscar a outros que têm adquirido no mercado.
A companhia pode aplicar algo como R$ 100 milhões para iniciar a retomada da produção de carrocerias. E ficou de enviar correspondência formalizando a intenção de compra. As negociações vêm evoluindo.
Fica a pergunta no ar ?
Quem sera esse Grupo Empresarial....

Kassab promete ônibus biarticulado para corredor Diadema-Morumbi

Novo trecho do corredor ABD, com 12 km de extensão, começa a funcionar no sábado
Camilla Rigi, do R7

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afirmou nesta sexta-feira (30) que os ônibus que devem começar a circular neste sábado (31) no novo trecho do corredor ABD, que liga Diadema ao Morumbi, serão gradativamente substituídos por veículos biarticulados e mais modernos.
- O mais importante era ter o corredor. Agora os veículos vão ser substituídos por veículos biarticulados, por veículos mais modernos. É um processo que se inicia a partir de agora.
O prefeito não informou quantos veículos grandes já começam a circular no sábado. Já a SPTrans, empresa municipal que cuida do transporte de ônibus na cidade, informou que haverá trocas por veículos com maior capacidade, o que deve aumentar em até 27% a oferta de lugares. A empresa também não especificou quantos serão esses ônibus.
O novo trecho do corredor terá 13 linhas municipais e duas intermunicipais. Segundo o governador Alberto Goldman (PSDB), a faixa permitirá aos ônibus desenvolver uma velocidade média de 23 km por hora no trecho do Morumbi, na zona sul da capital, até Diadema, na Grande São Paulo.
- O percurso que era feito em uma hora, agora será feito em 30 minutos.
Essa parte da faixa exclusiva que tem 12 km de extensão passará por vias como avenida Presidente Kennedy, em Diadema, e avenida Vereador João de Luca, na zona sul da capital (veja o trajeto completo no infográfico abaixo). Ao longo do novo corredor, haverá 18 pontos de paradas duplas nos dois sentidos.
Nesta sexta, o governador e o prefeito de São Paulo testaram a nova faixa exclusiva, Goldman. Eles andaram por alguns metros em um ônibus no trecho do corredor que passa pela avenida Cupecê, na zona sul da capital.
Com a ampliação, a extensão total do corredor passa a ser de 45 km. Além do Morumbi, os outros limites do ABD são o terminal São Mateus, na zona leste da capital paulista, e terminal do Jabaquara, zona sul, passando pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, da Grande São Paulo.
No Morumbi haverá um novo terminal vai estar perto da estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, da CPTM (companhia que administra os trens de superfície de São Paulo). A linha 5-Lilás do Metrô deverá passar perto da estação, mas não há prazo para essa expansão do trem subterrâneo.
A inauguração conclui parcialmente promessa feita há 24 anos pelo governo estadual. No projeto inicial, o corredor seria todo percorrido por trólebus, que não poluem. Porém, a partir de sábado, somente veículos a Diesel passarão pelo novo trecho. Para amenizar o impacto dessa alteração no projeto, o governo teria que plantar 12 parques Ibirapueras, conforme o R7 revelou.
O promotor Saad Mazloum fez uma inspeção no corredor ABD nesta semana e recomendou que a Metra (empresa contratada pela EMTU que vai operar os ônibus) use ônibus híbridos, que utilizam eletricidade e combustão a diesel. De acordo com Mazloum, esses veículos poluem 90% a menos que a versão somente de diesel. A Metra disse que em 45 dias poderia fazer a adaptação dos ônibus, segundo o promotor.
O novo traçado
O novo traçado se inicia no Terminal Metropolitano de Diadema. Depois vai pela Avenida Pres. Kennedy, no município de Diadema e avenidas Cupecê, Ver. João de Luca, Prof. Vicente Rao e Roque Petroni Jr, em São Paulo. O ponto final é a Estação de Transferência do Morumbi que fica entre as duas pistas da avenida Roque Petroni Júnior.
Linhas de ônibus do novo traçado
607C/10 Jd. Míriam – Shopping Morumbi
516N/10 Jd. Míriam – Itaim Bibi
5131/10 Cidade Ademar – Pq. D. Pedro II
6358/10 Jd. Luso – Term. Bandeira
6358/41 Vila Império – Term. Bandeira
509M/10 Jd. Míriam – Term. Princesa Isabel
5178/10 Jd. Míriam – Lgo. São Francisco
577T/10 Jd. Míriam – Vila Gomes
5129/10 Jd. Míriam – Term. Guarapiranga
5129/41 Jd. Míriam – Santo Amaro
6312/10 Jd. Luso – Term. Amaral Gurgel (noturna)
675P/10 Shop. SPMarket – Metrô Conceição
6040/10 Term. Capelinha – Itaim Bibi (circular)
376 Diadema (Terminal) / Brooklin (São Paulo)
376VP1 Diadema (Terminal) / Shopping Morumbi (São Paulo)
044 Jardim Castelo (São Paulo) / Itaim Bibi (São Paulo)
Foto Ayrton Vignola/AE
Fonte da Materia: 
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/kassab-promete-onibus-biarticulado-para-corredor-diadema-morumbi-20100730.html

Goldman critica trem-bala e lança corredor de ônibus

O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), criticou hoje, na Capital, o emprego de dinheiro público para a construção de um trem-bala ligando os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
O pronunciamento foi feito durante a inauguração da extensão Diadema-São Paulo do Corredor Metropolitano ABD, a popular linha do trólebus, que atravessa quatro cidades da região.
Segundo Goldman, a obra planejada pelo governo federal custará cerca de R$ 35 bilhões e transportará 50 mil pessoas por dia. "Isso absolutamente é desnecessário. É só para a elite", afirmou.
O governador explicou o seu ponto de vista comparando o futuro trem-bala com o corredor de ônibus inaugurado hoje, mas que só entrará em operação amanhã.
A linha parte do Terminal Diadema da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), no Centro, até a linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A obra, que custou cerca de R$ 24 milhões, tem 12 quilômetros e irá atender cerca de 85 mil passageiros diariamente. "Mais que o trem-bala", afirmou.
Ainda criticando o projeto do governo federal, Goldman aproveitou para também alfinetar o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), que participou da cerimônia de inauguração. "Fale com o seu chefe (o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)) sobre isso, Mário", provocou.

http://www.dgabc.com.br/News/5823758/goldman-critica-trem-bala-e-lanca-corredor-de-onibus.aspx,
 
Corredor de ônibus entre Diadema e SP será aberto neste sábado
O corredor de ônibus Diadema-São Paulo (Morumbi-Berrini), extensão do Corredor ABD, entre o Brooklin, zona sul de São Paulo, e a cidade de Diadema, entra em operação neste sábado. O Governo do Estado entrega nesta sexta-feira o corredor metropolitano que tem investimento de R$ 24,5 milhões, 24 km de faixas de ônibus exclusivas, 36 pontos de paradas e nove estações de transferência.

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De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o traçado se inicia no Terminal Metropolitano Diadema, incluindo a Avenida Presidente Kennedy, seguindo pelas Avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Jr, em São Paulo, até a Estação de Transferência Morumbi, onde integra com a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), da CPTM.
O corredor também permitirá integração com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na futura estação Brooklin-Campo Belo. Por ele, circulam as linhas metropolitanas e linhas municipais. A demanda inicial total está estimada em 85 mil usuários por dia.
As Estações de Transferência, que permitem integração com outras linhas de ônibus e trem (no caso da Estação Morumbi) estão instaladas em: Jardim Miriam, Washington Luiz, Vereador José Diniz, Santo Amaro e Morumbi.

Fonte Redação Terra

http://noticias.terra.com.br/transito/interna/0,,OI4595791-EI11777,00-Corredor+de+onibus+entre+Diadema+e+SP+sera+aberto+neste+sabado.html

Ônibus: licitação hoje terá seis concorrentes...

RIO - A licitação das novas linhas de ônibus, marcada para esta sexta-feira pela Secretaria municipal de Transportes, terá a participação de quatro consórcios e de duas empresas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela prefeitura, com base em um pré-credenciamento concluído na última terça-feira, prazo para as interessadas depositarem uma caução para disputar os lotes. As empresas são Vila Galvão Ltda., baseada em Guarulhos(SP), e Via Sul, enquanto os grupos são o Consórcio Intersul de Transportes, Santa Cruz Transportes, Internorte e Transcarioca de Transportes.

Vencedoras farão linhas especiais para Olimpíadas

A prefeitura disse não ter informações sobre a composição dos consórcios. O Sindicato das Empresas de Ônibus (Rio-Ônibus) não confirma a informação, mas, segundo fontes do GLOBO, pelo menos dois consórcios seriam formados majoritariamente por empresas que atuam no Rio. O presidente do Rio-Ônibus, Lélis Marcus Teixeira, não tem respondido a pedidos de entrevistas.

Na licitação, a cidade foi dividida em quatro lotes: Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste. O Centro não foi incluído por ser considerado área de operação comum. Os vencedores da concorrência também serão responsáveis por implantar as três linhas de ônibus segregadas (BRTs) projetadas para as Olim$íadas. Elas ligarão a Barra a Deodoro, Guaratiba e Aeroporto Internacional Tom Jobim

Os últimos dias que antecederam a licitação foram marcados por uma série de mudanças de última hora no edital. Apenas na semana passada, por exemplo, a prefeitura esclareceu que a licitação, que atraiu operadoras de transporte de massa do exterior, é voltada apenas para empresas que tenham representação no Brasil.

Outra confusão envolve a dúvida se a tarifa de R$ 2,40 já embute ou não as gratuidades de estudantes da rede pública. Primeiro, foi publicado um adendo informando que as gratuidades não eram levadas em conta para o cálculo da tarifa, mas,quarta-feira, uma errata dizia que a informação anterior deveria ser desconsiderada. A secretaria de Transportes chegou a anunciar que a prefeitura não arcaria com as gratuidades. Ontem, porém, o prefeito Eduardo Paes disse que essa informação era equivocada.

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/rio/mat/2010/07/29/onibus-licitacao-hoje-tera-seis-concorrentes-917277152.asp

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ônibus da MAN Latin America transportam milhões de passageiros em aeroportos brasileiros

Cento e vinte ônibus Volksbus com piso baixo circulam em aeroportos como o de Congonhas e Cumbica, que juntos transportam mais de 28 milhões de passageiros por ano.
A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkwagen, desenvolveu mais de 120 ônibus VW Volksbus 17.260 EOT com piso baixo para o transporte de passageiros nos principais aeroportos brasileiros. Os veículos transportam milhares de pessoas todos os dias entre as aeronaves e as áreas de embarque e desembarque das companhias aéreas. O objetivo é oferecer aos usuários um serviço rápido e confortável.
O projeto se iniciou em 2009, quando a empresa venceu uma licitação organizada pela Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária - Infraero. Só na cidade de São Paulo (SP), 45 Volksbus distribuídos entre os aeroportos de Congonhas e Cumbica (Guarulhos) chegam a transportar juntos mais de 28 milhões de pessoas por ano. Os demais veículos estão operando nos aeroportos de Vitória (ES), Manaus (AM), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), que também estão entre os mais movimentados do País.
Os ônibus 4x2 com carroceria Urbanuss Pluss da Busscar (padrão Infraero) estão equipados com câmbio automático e suspensão pneumática, dando mais conforto e segurança ao motorista e viajantes , além de oferecer maior rapidez e facilidade para entrada e saída no veículo. Normalmente são necessários dois ônibus para transportar os passageiros de cada voo, considerando uma aeronave de voo nacional.
“Os modelos usados pelos aeroportos comprovam mais uma vez nossa capacidade de produzir veículos sob medida que aliam tecnologia e uma excelente relação custo-benefício”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Destinado ao uso urbano, com piso normal ou com piso baixo, o VW 17.260 EOT conta também com opção de chassi do tipo boogie, para aplicação fretamento , que auxilia na instalação de bagageiro passante na opção de fretamento, além de otimizar o transporte da fábrica para o encarroçador sobre semi-reboques, permitindo o transporte de até três chassis sem o auxílio de rampa hidráulica.
O veículo possui ainda versão com transmissão automatizada: o VW 17.260 EOT V-Tronic. Os chassis possuem câmbio mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático, e para o frotista as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica de acionamento manual.
O modelo conta com motorização traseira e mais potência e torque, o que o torna um veículo apropriado para os corredores das grandes cidades. Seu chassi modular possui exclusivo sistema de alongamento para receber carrocerias entre 12 metros e 13,20 metros.

Linha Volksbus: 17 anos de sucesso

A MAN Latin America entrou no mercado de ônibus em 1993 com o lançamento do modelo VW 16.180 CO. O chassi chegou no momento em que o mercado pedia por alternativas no segmento de ônibus e não marcou apenas o nascimento da Linha Volksbus, mas também de um atendimento diferenciado feito na garagem do frotista.
Logo em seguida, a montadora ingressou no mercado de micro ônibus, com o modelo 8.140 CO. De lá pra cá, a linha não parou de crescer e recebeu inúmeros atributos tecnológicos. Com toda essa tecnologia e credibilidade depositada pelos clientes, a marca praticamente dobrou sua participação de mercado nos últimos anos. Em 2009, a MAN Latin America se manteve na vice-liderança brasileira no atacado e nos emplacamentos de ônibus: vendeu 6.727 chassis, com uma participação de 28.2% de mercado.

Por Assessoria de Imprensa MAN VW

Scania entrega novo ônibus ao Corinthians

Nesta quinta-feira (29), às 12 horas a Scania entregou ao Sport Club Corinthians Paulista, um ônibus rodoviário, modelo K380 6x2, para o transporte de jogadores profissionais e comissão técnica em seus compromissos pelo território brasileiro. O veículo cedido pela montadora, será utilizado durante todas as competições e eventos que o time disputar.
“Para a Scania, é uma honra apoiar um time tão vitorioso como o Corinthians, colecionador de vários títulos. Esta parceria une a robustez dos veículos Scania com a garra e determinação características do Corinthians”, ressalta João Miguel Capussi, gerente executivo de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil.
O modelo K 380 6x2, que levará a equipe paulista a todas os jogos no Campeonato Brasileiro de 2010, possui 380 cavalos de potência e torque de 1900 Nm entre 1100 e 1300 rpm e está equipado com freios EBS, controle de tração e caixa de câmbio com Scania Retarder (freio hidráulico auxiliar que ajuda na frenagem, poupando as lonas do freio de serviço), considerada uma das mais altas tecnologias em termos de segurança desenvolvidas pela Scania.

Chassi scania K380 6x2


O chassi, que faz parte da família de modelos Scania da Série K, também está equipado com gerenciamento eletrônico de suspensão, computador de bordo integrado ao painel de instrumentos, piloto automático e Comfort Shift (sistema que auxilia o condutor durante a troca de marchas).
Com carroceria Marcopolo Paradiso 1550 G6, o novo ônibus do Timão terá aparelho de DVD, cd player, 4 monitores de LCD, ar condicionado, cafeteira, geladeira e banheiro a disposição dos passageiros, opcionais que garantem ainda mais conforto aos jogadores.

Scania

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos.
Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional.
Com 32 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2009, as receitas totais da Scania alcançaram 62 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 1,1 bilhão de coroas suecas.

Fotos:
Crédito: Ale Cabral/Futura Press
Crédito: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com

Fonte: Site Oficial do Corinthians
http://www.noticiasdocorinthians.com.br/materia/32369/scania_entrega_novo_onibus_ao_corinthians#ixzz0v5zxwRQG

(Rapidinhas Mundiais) Novos ônibus por aí!

Novos ônibus do DATC começam a operar sexta-feira

A partir desta sexta-feira, 30, o Departamento Autárquico de Tranportes Coletivos (DATC) começa a operar com a sua nova frota de ônibus, contendo dez novos veículos que vão atuar na linha Rio Grande/Porto Alegre. A informação é do superintendente do Departamento, Tailor Bastos Moralles.
A medida faz parte da proposta de renovação da frota de veículos de transporte coletivo intermunicipal do Departamento. A entrega oficial dos veículos pelo prefeito Fábio Branco ao DATC aconteceu no último dia 16, mas, segundo o superintendente, ainda havia um trâmite burocrático para ser cumprido junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). “Agora, com a autorização, já podemos colocar os ônibus em circulação”, disse Bastos. Ainda, segundo o superintendente do DATC, os carros foram adquiridos em Pelotas e apesar de seminovos, estão em excelentes condições de uso.
De Rio Grande para Porto Alegre, o DATC disponibiliza ônibus nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira, e aos sábados, às 5h, 6h, 8h, 10h e 12h, e sexta-feira nos mesmos horários, mas com o horário extra às 12h15min. Já de Porto Alegre para Rio Grande, os horários disponíveis são de segunda a quinta-feira, e aos sábados, às 15h, 16h, 18h, 20h e 22h, e sexta-feira nos mesmos horários, com horário extra às18h30min.
Usuários podem obter mais informações, tirar dúvidas e fazer sugestões através do telefones 3231.3566, ou pelo celular 9163.8838

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19¬icia=84709

Novo Ligeirinho será implementado no Tatuquara
Newton Almeida

Novo Ligeirinho vai circular graças ao pedido da população da região.

Usuários do transporte coletivo que residem na região do Tatuquara, na zona sul de Curitiba, poderão contar com uma nova linha-direta. Nas próximas semanas, técnicos da Urbanização de Curitiba S/A deverão iniciar um estudo para a implementação de um Ligeirinho, com uma estação-tubo como ponto final dentro do bairro. A nova linha sugerida por representantes de moradores da região poderia reduzir o tempo de viagem entre o Tatuquara e o centro da capital.
Na última semana, durante uma audiência pública realizada no bairro, os moradores entregaram ao prefeito Luciano Ducci um documento, com mais de 6 mil assinaturas, solicitando a implantação do ligeirinho e de um terminal de ônibus na região.
Segundo a presidente da Associação de Amigos e Moradores da Vila Palmeiras II, Maria do Rocio Antoniaconi, a população do bairro cresceu muito nos últimos três anos e o número de ônibus e linhas já não atende mais a demanda de passageiros.
Maria do Rocio ressalta que pelo menos sete loteamentos foram criados no período. “Há alguns anos os loteamentos praticamente não existiam. Somente no Moradias Monteiro Lobato, foram entregues, através de programas habitacionais, mais de 500 novas moradias”, diz.
O motorista de ônibus, Rogério Campos, que recolheu as assinaturas dos moradores para reivindicar o Ligeirinho, revela que há tempos a população pede uma linha-direta no Tatuquara.
Ele conta que hoje, para ir do Tatuquara ao centro da cidade, os usuários levam cerca de uma hora e 15 minutos. Isso porque é preciso ir até o terminal do Pinheirinho para fazer a conexão com outras linhas. “Um Ligeirinho que fosse direto do bairro para o centro faria o percurso em no máximo 45 minutos”, complementa.
Campos acredita que a implementação de um terminal no bairro poderia desafogar o terminal do Pinheirinho e possibilitar uma redistribuição das 13 linhas alimentadoras que atendem o Tatuquara. “O terminal também beneficiaria os passageiros da Região Metropolitana, que também precisam passar pelo Pinheirinho para ir a outras localidades”.
O gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbs, Luiz Filla, comenta que o prefeito entende que o bairro merece uma nova linha-direta e determinou que técnicos estudassem o itinerário da nova linha.
Segundo ele, não há prazo para a elaboração do projeto já que é preciso planejar alterações na estrutura viária do bairro, com a pavimentação definitiva e espaço físico para a estação-tubo.
“Somente após a implantação da linha-direta será avaliada a possibilidade da implementação de um terminal de ônibus na região. É preciso considerar que existem outras implicações, como o metrô que está previsto para a região sul”, diz.

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/464821/?noticia=NOVO+LIGEIRINHO+SERA+IMPLEMENTADO+NO+TATUQUARA
 
Hemonorte ganha nova unidade móvel de coleta e mais veículos de apoio nesta quinta
por Equipe Na Boca do Mundo

Nesta quinta-feira, (29), o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Barbosa Cunha (Hemonorte) terá à disposição mais uma unidade móvel de coleta. O novo ônibus será entregue oficialmente hoje. A nova unidade tem uma projeção lateral que aumenta as salas de coleta e de pré-triagem, é mais bem equipada que a antiga, além de ser mais ampla e confortável. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 426 mil na aquisição do veículo e dos equipamentos.
"Nosso ônibus atual estava passando por sucessivos problemas e não estávamos conseguindo manter a regularidade da coleta, chegando a registrar quedas nos últimos anos. Agora, com a nova unidade, poderemos não só recuperar nosso ritmo normal, que era de 30% do que se coletava na sede do Hemonorte, como também ultrapassarmos esse índice. Poderemos viajar o Estado e intensificar nosso trabalho com planejamento e eficiência", destacou Joana D'Arc Ramos, diretora do Hemonorte.
A nova unidade é equipada com quatro cadeiras para coleta, geladeira para conservação de sangue, material necessário para emergências como oxigênio e desfibrilador, sala de serviço social, sala de triagem para o médico, além de equipamentos para conforto e lanches oferecidos aos doadores como geladeira, aparelho microondas, gelágua, TV e DVD.

Mais veículos
O Hemonorte também receberá outros quatro veículos, uma ambulância, uma van, uma pick-up e um carro tipo Prisma, que serão usados para coleta, captação e entrega de sangue. Além deles, também foram comprados uma ambulância e uma motocicleta. No total, o Governo do Estado aplicou R$ 270 mil na compra dos veículos e da moto.

Fonte: Agência RN

http://www.nabocadomundo.com/noticias/visualizar/26155/hemonorte_ganha_nova_unidade_movel_de_coleta_e_mais_veiculos_de_apoio_nesta_quinta

Lançamento COMIL - CAMPIONE 2011

























Fotos : Emerson Dorneles.

Comil apresenta o novo Campione na Fiergs, em Porto Alegre

Comil apresenta o novo Campione veja o video no final da materia:

A Comil lançou, na noite de ontem, o novo modelo do rodoviário Campione. As próximas demonstrações estão marcadas para 4/08 (São Paulo), 12/08 (Rio de Janeiro), 19/08 (Belo Horizonte) e 26/08 (Fortaleza).
Fonte: Assessoria de Imprensa Comil Ônibus S.A.
Novo Comil Campione 3.45
Novo Comil Campione 3.45
Com um novo design o Campione Comil apresenta ao mercado as tendências automotivas de qualidade e tecnologia. Suas linhas harmoniosas remetem à sensação de movimento. Campione Comil: um ônibus desenvolvido na medida certa.
Para Dario Ferreira, Diretor Comercial da Comil, com o lançamento do Novo Campione a Comil volta a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional de ônibus Rodoviários, considerando que o projeto foi desenvolvido com conceitos atualizados de performance, robustez, segurança, praticidade de manutenção, conforto e design, atendendo assim as mais exigentes demandas do mercado.
Este carro destina-se aos mercados interno e externo atendendo a todas as regiões em que a empresa atua e outras que encontram-se em exploração no Brasil e fora do país.
O Novo Campione estará disponível nos modelos 3.25 / 3.45 / 3.65 podendo ser aplicado com muito sucesso nos
Novo Comil Campione 3.65
Novo Comil Campione 3.65
mercados interno e externo nas linhas rodoviárias, tanto de curto quanto de longo trajeto, nos serviços de Fretamento e Turismo, com detalhes pensados e projetados para cada aplicação e região.
Ônibus rodoviário Comil Campione é apresentado com novo design. 
Foto: reprodução.

O projeto atual conta com uma série de melhorias e novidades direcionados a importantes públicos no mundo do ônibus, sendo o empresário, o chefe de garagem, o gerente de operação / manutenção, o usuário final e o motorista, entre outros.
Pensando na facilidade e no custo de manutenção, foram desenvolvidas por exemplo lanternas / conjuntos óticos modulares com aplicação intercambiável na direita e esquerda, vãos de janela padronizados com racionalização de tipos de vidro, mesmas dimensões para diversas portinholas, traseiras modulares para os modelos 3.25 / 3.45 / 3.65, nova geladeira com motor externo facilitando o acesso para manutenção e evitando transmissão de ruído e calor para dentro do salão, dentre outros pontos de destaque que chegam com o Novo Campione.
Outras funcionalidades de operação como um novo aparelho Multiplex mais moderno e completo, Iluminação 100% em LED no salão e nas lanternas traseiras também compõe este projeto.
Em termos de design partiu-se para uma linha moderna e funcional tanto externa quanto internamente deixando o carro muito mais atraente e valorizando as linhas dos mais diversos projetos de pintura desenvolvidos pela Comil e por seus clientes.
• Bagageiros
Dimensionamento padrão das portinholas com iluminação em LED.
• Opções de Chassis
Todos os modelos desenvolvidos pela Comil partem do conceito de multimarca quanto a chassis, na medida em que o cliente é soberano nesta escolha.
• Tempo de produção e investimento
O Novo Campione estará no mercado a partir de Agosto levando consigo importantes investimentos em design, performance, engenharia modular 3D, materiais e processos produtivos.
Ônibus rodoviário Comil Campione com novo design. Foto: reprodução.
• Expectativa de vendas até o final desse ano e estimativa para 2011
Levando-se em conta que este carro vai ao encontro das principais demandas atuais de mercado como, por exemplo, a observação da lei da balança, isto nos leva a apostar em números bastante promissores já em 2010 e ainda mais expressivos em 2011 com taxas de crescimento bem acima do setor.



Ônibus rodoviário
Comil Campione é apresentado com novo design.
Foto: reprodução.


VIDEO COMIL Ônibus (Novo Campione)


Fonte da Matéria Comil Ônibus

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Busólogos marcam presença na entrega dos novos Onibus em Aracaju...

Paixão por ônibus.

Durante a cerimônia da entrega de novos ônibus em Aracaju nesta treça feira dia 27/07/10, um grupo mais que especial marcou presença na praça Olímpio Campos: o Clube dos Fanáticos por Ônibus de Sergipe. Formado por sete membros, o clube se reúne e coleta todos os materiais possíveis sobre ônibus. Munidos de um rico acervo com 3.500 fotos de diversos tipos de ônibus, os estudantes José Franca Santana e Luan Felipe Santos fazem questão de comparecer a cada evento relativo ao tema.
"Nós somos declaradamente apaixonados por ônibus e colecionamos materiais por hobbie. Eu acho que essa paixão já nasce com a pessoa. Temos fotos que vão desde o primeiro padrão de sistema integrado até os carros mais modernos. Por isso, sempre presenciamos eventos como esse, e a PMA está de parabéns pela iniciativa inédita de renovar a frota", afirmou José Franca, enquanto mostrava orgulhoso a coleção do clube.

http://www.vermelho.org.br/

ANTT remarca edital de linhas rodoviárias para novembro

BRASÍLIA - DF

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lança edital até novembro ano para distribuir as mais de 2.500 linhas de viagens interestaduais entre as empresas do país. Essa data é a terceira tentativa da agência para regulamentar o transporte interestadual. Desde 2008 as empresas do setor estão operando mediante licenças especiais da ANTT, que terminam em 2011. Embora as regras do edital ainda não estejam definidas, a agência quer induzir as empresas a modernizar a frota de ônibus e aumentar a segurança.

Uma das exigências deverá ser de idade máxima da frota. A ANTT pretende estipular um limite de dez anos para os veículos. Atualmente há ônibus de 30 anos circulando pelas estradas do país e cerca de 40% da frota tem mais de dez anos. Com carros mais novos, os riscos de acidentes e de quebra dos veículos diminuem. Se for confirmado o novo limite de idade do veículo, até a assinatura dos contratos (provavelmente em 2012), quase metade da frota terá de ser substituída.

A segunda alteração que o edital deverá trazer é quanto ao rastreamento dos ônibus através de radares. As empresas seriam responsáveis pelas instalações desses equipamentos e os dados estariam disponíveis em tempo real para a ANTT. Com isso, toda a movimentação dos veículos seria monitorada, coibindo paradas indevidas, que aumentam o tempo da viagem, e dificultando roubos.

Para melhorar a prestação de serviço, alguns indicadores de regularidade e pontualidade, inexistentes hoje, serão incluídos no edital. Atualmente, a empresa não é obrigada a cumprir exatamente o horário marcado no bilhete vendido ao consumidor. Uma forma de aumentar a concorrência será a obrigatoriedade de, em determinados trechos, haver mais de duas empresas operando.

O adiamento do edital, por duas vezes anunciado (uma no ano passado e outra neste ano) ocorreu porque a agência constatou inconsistências entre os resultados obtidos e os dados fornecidos pelas permissionárias. Sem ter uma boa avaliação do setor, a ANTT encomendou um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para verificar a demanda, as rotas, o número de passageiros, de empresas e as linhas do país. Previsto para ser concluído em abril, o estudo só deverá ser entregue em agosto. Com essa radiografia, a agência definirá a licitação.

Os dados atuais são muito defasados. Levando em conta o número de passageiros informado pelas empresas, somente 40% da frota registrada na ANTT seria suficiente para levar todos os viajantes, avaliam os técnicos. Em setembro a agência pretende colocar o edital em audiência pública. Em outubro, o material deverá ser enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a ANTT planeja publicar o edital em novembro. Se todos os prazos forem cumpridos, os leilões podem ocorrer em março de 2011.

A proposta é que sejam licitados lotes contendo várias linhas, alternando trechos mais rentáveis com outros menos lucrativos para evitar que as companhias operem apenas em percursos atrativos. Até 2001, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) era o responsável por autorizar as empresas a operar os trechos, muitas vezes concedidos sem concorrência.

(Tarso Veloso -Valor)

http://br.noticias.yahoo.com/s/28072010/87/economia-antt-remarca-edital-linhas-rodoviarias.html

Uberaba/MG: Empresas de ônibus repassam 3% da receita

Prefeitura regulamenta cobrança do Custo de Gerenciamento Operacional (CGO) às empresas de transporte coletivo. Líder e Viação Piracicabana devem repassar ao município 3% da receita com bilhetagem. Até agora os recursos estão sendo utilizados apenas para as despesas com o monitoramento eletrônico, mas o dinheiro também deverá custear outras melhorias no sistema.
De acordo com o superintendente de transporte coletivo Robson Amaral, o pagamento do CGO já deveria acontecer desde janeiro. As empresas fizeram o repasse em dia nos dois primeiros meses. O valor foi utilizado para quitar débitos com o monitoramento.
No período referente a março, abril e maio, as concessionárias atrasaram o depósito e entraram com processo administrativo para parcelar a pendência. A PMU ainda não recebeu o recurso do trimestre, mas em junho o pagamento ocorreu em dia. Ainda não há informação sobre o repasse deste mês, que venceria no dia 20, conforme o decreto.
Robson informa que o dinheiro também custeará a compra de 100 painéis eletrônicos a serem instalados nos pontos de ônibus, novos abrigos que estão em licitação e também manutenção dos já existentes. O decreto permite ainda utilização dos recursos para recuperar o sistema viário utilizado pelos ônibus, confecção de material publicitário sobre mudanças no sistema e qualificação de funcionários que atuam no transporte coletivo.
Números da assessoria de imprensa informam que o CGO representa, em média, R$ 70 mil por mês, variando para menos no período de férias. Do total repassado até agora, R$ 45 mil foram para cobrir gastos com o monitoramento.

http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%CDTICA,31556

Em 30 dias Nova Friburgo/RJ terá ônibus com bilhetagem eletrônica

A bilhetagem eletrônica foi uma das exigências para o aumento na passagem de ônibus, autorizado pela prefeitura no ano passado
A partir do mês que vem, os ônibus de Nova Friburgo vão funcionar com um sistema de bilhetagem eletrônica. Promessa da empresa de transporte público da cidade.
Para que o novo sistema comece a funcionar, as empresas de Nova Friburgo precisam cadastrar os funcionários na concessionária. O serviço vai estar disponível a partir do mês que vem. É o que garante a empresa responsável pelo transporte público no município.
O novo sistema promete facilitar o dia a dia de quem depende do serviço. Os 173 ônibus de linha do municício já foram adaptados e receberam um validador.
A bilhetagem eletrônica foi uma das exigências para o aumento na passagem de ônibus, autorizado pela prefeitura no ano passado. Na época o valor subiu de R$ 2 para R$ 2,50.
O decreto que autorizou o reajuste determinou que a empresa deveria, em contrapartida, renovar parte da frota, reajustar o salário dos funcionários e iniciar o processo de implantação da bilhetagem eletrônica em 180 dias.
O prazo terminou em novembro do ao passado. A partir daí foram 8 meses de estudo e testes até que o sistema ficasse pronto. Mas, para os passageiros, a demora foi além do necessário.
Segundo a Prefeitura, o prazo determinado pelo decreto foi para o estudo do sistema e não para o início do serviço.

http://intertvonline.globo.com/rj/noticias.php?id=10074

Campo Grande terá mais 111 novos ônibus urbanos

Os ônibus executivos, cuja tarifa é de três reais, passarão a ter duas portas, sendo uma para entrada e outra de saída.

Dos cerca de 780 mil habitantes que vivem hoje em Campo Grande, grande parte utiliza diariamente o transporte coletivo seja para o trabalho, lazer ou outro motivo. Com 541 ônibus, sendo 15 da classe executiva, o prefeito Nelson Trad Filho anunciou esta manhã a entrega de 111 novos veículos que serão incorporados a essa frota. A entrega faz parte da programação de aniversário da Capital, que completa 111 anos no próximo dia 26.

O diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior ressalta que toda a frota que será entregue até o dia 1° de setembro será adaptada para atender usuários com deficiência física. Os ônibus executivos, que hoje comportam 23 passageiros, serão ampliados com capacidade para 34 pessoas. “A frota que vem por aí será de primeira linha. Desde o layout, que terá a cara da Prefeitura, sistema de ar-condicionado, sem contar na estrutura”, adianta Rudel.

Os ônibus executivos, cuja tarifa é de três reais, passarão a ter duas portas, sendo uma para entrada e outra de saída. Os atuais possuem apenas uma porta para as duas funções. Além disso, toda a frota será equipada com elevadores para atender às pessoas com deficiência. Preocupação - Dados da Assetur apontam que todos os meses são registrados pelo menos 6,5 milhões de entrada de passageiros nos ônibus do transporte coletivo urbano e, ainda, 85 mil pessoas por mês nos executivos.

A preocupação da Prefeitura é fazer com que toda a frota possa atender de forma digna e cada vez mais confortável a essa parcela da população que utiliza esses serviços. A partir da entrega dos novos veículos, Campo Grande terá cerca de 83% de sua frota de ônibus adaptada para atender aos usuários. O diretor da Agetran destaca as melhorias nos oito terminais de ônibus espalhados pela cidade. “Hoje, o passageiro chega a um terminal e já percebe a diferença. Os locais estão em processo de reforma, alguns com banheiros, iluminação nova, paisagismo e, principalmente, acessibilidade. Existe agora pessoal qualificado garantindo a limpeza e segurança nesses locais. Ou seja, mais uma conquista da população, que merece esse tratamento”, reforça Rudel.

Fonte: MS Aqui

http://www.regiaonews.com.br/

terça-feira, 27 de julho de 2010

Aeroporto Tom Jobim terá linha de ônibus articulado

O Globo

Aeroporto terá BRT já para a Copa

Acordo permite antecipar em 2 anos trajeto completo de ônibus articulado

Luiz Ernesto Magalhães

Um acordo fechado entre a prefeitura e o governo federal antecipará a implantação do BRT Transcarioca (linha de ônibus articulados) até o Aeroporto Internacional Tom Jobim já para a Copa de 2014. A Secretaria municipal de Obras lançará em duas semanas o edital de licitação para contrar os estudos técnicos necessários para construir o trecho entre a Penha e o Galeão. Esta fase da obra estava prevista para sair do papel apenas para os Jogos Olímpicos de 2016. O sistema será operado pelas mesma concessionária vencedora da licitação que a prefeitura realiza sexta-feira para operar as linhas de ônibus.

O secretário de Obras, Alexandre Pinto, trabalha com o prazo de dezembro de 2013 para a conclusão de todo o projeto, que será financiado pelo BNDES e tem custo de cerca de R$ 2 bilhões (incluindo contrapartidas do município).

Inicialmente, a Transcarioca seria construída apenas entre a Barra e a Penha para a Copa. A execução desta fase, porém, está sofrendo com os atrasos.

MP de Lula aumenta limite de endividamento

O cronograma original da prefeitura previa que as obras no techo Barra-Penha fossem concluídas até março de 2013.
Mas os recursos do BNDES até hoje ainda não foram liberados devido aos limites de endividamento da prefeitura. O problema foi solucionado pela medida provisória editada na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A MP aumenta a margem de endividamento das cidades que servirão de sede da Copa, permitindo que municípios se individem até o limite de 120% das receitas líquidas, teto previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

— A licitação está bem adiantada. E avançamos também com os processos de desapropriações — disse o secretário de Obras.

Traçado deve beneficiar alunos do Fundão

O trecho entre a Penha e o Galeão deve custar cerca de R$ 570 milhões. Bem menos que o R$ 1,3 bilhão do trecho Barra-Penha, que além de mais longo, exigirá mais desapropriações.

Alexandre disse que as sondagens e topografia do terreno estão sendo feitos.

O secretário, no entanto, não quis antecipar qual será o traçado porque o prefeito Eduardo Paes quer divulgar o trajeto. Mas, com base em mapas viários e na circulação de veículos pela região, já é possível especular uma parte desse trajeto. Um roteiro provável para Aeroporto Internacional Tom Jobim a partir da Penha usaria uma das faixas do Viaduto João XXIII (liga a Penha à Avenida Brasil). No trajeto, o BRT teria um dos seus pontos na Avenida Brigadeiro Trompowsky , em frente à Cidade Universitária, para atender à demanda da UFRJ. Por fim, pegaria uma faixa de acesso à esquerda da Linha Vermelha que serve de acesso tanto para a Ilha do Governador quanto para o aeroporto.

Transcrito do site:
http://www.aeronautas.org.br/
Materia original:
http://oglobo.globo.com/

URBs amplia os testes com biocombustível

Os seis ônibus articulados da Linha Verde que usam 100% de combustível a base de soja (B-100) ampliaram a quilometragem rodada em 233%. De acordo com a URBs (Urbanização de Curitiba S/A) os veículos estão rodando aproximadamente 60 mil quilômetros por mês.
Autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) o aumento é necessário para validar testes de combustíveis alternativos. A agência também autorizou a URBs a aumentar a quantidade de biocombustível para os testes. Agora, cada empresa parceira do programa tem direito a 50 mil litros de biocombustível por mês para usar nos ônibus.
A nova quilometragem representa 50% dos descolamentos dos ônibus articulados da Linha Verde. Ou seja, metade das viagens do transporte público por meio do novo eixo da cidade é feita com biocombustível, poluindo menos o ar.
Os testes começaram em agosto do ano passado na Linha Verde-, cada um dos seis ônibus rodavam cerca de 2.500 quilômetros por mês. Em julho de 2010, a quilometragem passou para 10 mil quilômetros. Dos 12 ônibus que percorrem a linha verde, seis são movidos biocombustível à base de soja.
Em levantamento realizado nesse primeiro ano de testes demonstra que o uso do biocombustível é responsável pela redução de até 25% de opacidade (fumaça), e também de até 30% de monóxido de carbono, um dos gases que contribui para o aquecimento global.

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/18993-urbs-amplia-testes-com-biocombustivel

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mudanças da CPTrans em Petropolis/RJ passam no teste...

Diferentemente do que acontecia todo fim de tarde, principalmente às sextas-feiras, o trecho do Centro que compreende as ruas Nilo Peçanha e Barão de Teffé e o Bosque do Imperador estava com o trânsito fluindo com rapidez, assim como ocorreu na Rua Paulo Barbosa e no entorno do Terminal Centro. A medida é reflexo das mudanças realizadas recentemente pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) que otimizou a localização dos pontos de ônibus no Centro das linhas com corredores comuns.
Os pontos da Praça Duque de Caxias (Praça do Skate) também sofreram modificações, passando a abrigar as linhas que têm a Rua Casemiro de Abreu no itinerário. Com essa visão, menos 15 ônibus/hora deixaram de passar desnecessariamente no trecho de encontro das ruas Dr. Porciúncula, Paulo Barbosa, Souza Franco e entrada do Terminal. Além de dar mais fluidez ao trânsito no Centro, o objetivo da companhia foi aumentar a oferta de horário dos ônibus para os usuários. Quem precisa se deslocar para o Bingen, além da linha 100, agora também tem mais seis opções no Terminal Centro. "Foi boa a mudança porque agora tem mais ônibus e eu não fico esperando tanto como antes. Parece que está funcionando", disse a dona de casa, Eleuza Maria dos Santos Souza.
Para a moradora da Rua Nilo Peçanha, Janaína de Paula Vieira, a mudança dos pontos de ônibus da frente de casa está sendo um alívio. "Depois que o ponto veio para ca, a gente não tinha mais sossego em casa para dormir porque como aqui é casa, o ônibus ficavam no mesmo nível das janelas. Melhorou não só para a gente que mora aqui, mas para todo mundo porque você não vê mais tudo parado como ficava antes", afirmou Janaína.

Veja as mudanças:

- Agora quem vai para o corredor principal da Mosela, além das opções 132-Pedras Brancas via Teófilo José da Silva, 118-Pedras Brancas, 129-Moinho Preto, 134-Bataillard, 133-Alberto de Oliveira, 115-Campo do Serrano, 114-Batista da Costa que já estavam no Terminal Centro; tem também as linhas 122-Fazenda Inglesa, 139-Moinho Preto via H.S.Teresa e 129-Moinho Preto em ponto próximo.
Bingen - As linhas que ficavam na Rua Barão de Teffé (104-Vila Militar, 113-Marechal Hermes e 130-Rodoviária via J.Justen/G;.Kreischer) foram transferidas para o Terminal Centro na frente das linhas 100-Rodoviária. As linhas que ficavam na Rua Nilo Peçanha (107-Rodoviária via Manoel Torres, 108-Bairro Castrioto e 110-Rodoviária via Duarte da Silveira) também estão no Terminal Centro.
Caxambu e Floresta - As linhas 302-Floresta, 316-Francisco Scali, 135-Luzitano via Elisia Mussel e 470-Santa Izabel estão fazendo ponto na Praça Duque de Caxias (conhecida como Praça do Skate), juntamente com outras linhas - 121-Casemiro de Abreu, 112-Waldemar Ferreira da Silva via Barão de Águas Claras e 323-Ponte de Ferro via Bairro Esperança, já que o local é caminho para os bairros. Antes, elas entravam desnecessariamente no Terminal Centro e contribuíam para aumentar o fluxo em outros trechos, pois precisavam contornar o terminal para acessar a Praça Duque de Caxias e seguir para o bairro. Agora os ônibus apenas seguem o itinerário.
Barão do Rio Branco - As linhas que tem a Avenida Barão do Rio Branco como corredor comum foram agrupadas na Rua Caldas Viana, deixando de fazer o cruzamento do Terminal Centro para a Rua Floriano Peixoto. Assim, 507-João de Deus, 510-Vale dos Esquilos e 518-Atílio Marotti, que antes estavam no Terminal Centro, fazem ponto na mesma via que 502-Comunidade São Luiz, 503-Amoedo, 505-Vila Manzini, 506-Vicenzo Rivetti, 508-Max Manoel Molter, 560-Vila Manzini/Max Molter/M.Guimarães, 512-Quarteirão Brasileiro, 513-Comunidade do Alemão, 515-Jardim Salvador, 516-Roseiral, 519-Sertão do Carangola, 529-Sertão do Caranvola via Rua Débora C. Sucupira e 526-Modesto Guimarães, ofertando ônibus em intervalos menores aos usuários.
Quitandinha - As linhas da região do Quitandinha que faziam ponto na Praça Duque de Caxias (conhecida como Praça do Skate), como 423-Espírito Santo, passaram para o Terminal Centro. A mudança permitiu reduzir o trânsito na Praça Duque de Caxias e Rua Caldas Viana, já que essas linhas precisavam passar por esses dois locais desnecessariamente para retornar ao seu trajeto obrigatório. Agora, os ônibus saem do terminal e já acessam a via principal.
Valparaíso - As linhas em direção ao Valparaíso também sofreram mudanças. Todas foram todas instaladas na Rua Paulo Barbosa num mesmo ponto - a 206 era a única que ainda encontrava-se dentro do Terminal do Centro e as outras ficavam espalhadas pela Rua Paulo Barbosa. Com todas as linhas juntas, os usuários que utilizam trechos comuns do Valparaíso têm mais oferta de ônibus sem precisar se deslocar de um ponto a outro e sem o risco de perder o próximo coletivo por conta da distância.Com essa proximidade das linhas nos pontos finais do Centro já irá facilitar o usuário a acessar uma quantidade maior de ônibus para uma determinada região, que antes só era permitida nos pontos em frente ao prédio do Cefet (antigo Fórum) e ao Edifício Profissional.
Interbairros - Ainda assim, a CPTrans está ciente de que o esvaziamento desses pontos e também da Rua Paulo Barbosa e outros do Centro, como na Rua Monsenhor Bacelar, somente irá acontecer com a implantação das linhas interbairros. Essa análise já vem sendo feita com muito critério para que as linhas criadas circulem nos horários e nos itinerários necessários aos usuários. 
Com o bilhete eletrônico, está sendo possível realizar um mapeamento das linhas acessadas pelo usuário do transporte coletivo."Não vamos fazer uma aposta, vamos levar o usuário para onde ele realmente quer ir. Hoje, muita gente ainda vem ao Centro desnecessariamente e é isso que vamos organizar para facilitar a vida do usuário do transporte coletivo, para desafogar o trânsito e agilizar sua viagem", declarou o presidente da CPTrans, Orlindo Pozzato.

http://www.jusbrasil.com.br/politica/5335185/mudancas-da-cptrans-passam-no-teste-da-sexta-feira

(Rapidinhas Mundiais) Novos ônibus por aí!

* Novos ônibus em Ribeirão das Neves.
Atendendo determinação da Secretaria Municipal de segurança Trânsito e Transportes de Ribeirão das Neves, a empresa Transimão que é uma das empresas responsáveis pelo transporte coletivo no município adquiriu 48 novos ônibus para atender a população da cidade. São 38 novos veículos que passam a atuar no itinerário administrado pelo DER (Intermunicipal) e 10 novos veículos para atender apenas a demanda de circulação dentro do município.
Segundo o Superintendente de transportes de Ribeirão das Neves, Leinilson Marcos, os novos veículos municipais vão representar um aumento no quadro de horário das linhas e com isso, a intenção da Secretaria, é diminuir o tempo de espera da população nos pontos de ônibus.

http://www.neves.mg.gov.br/

* Aracaju recebe 22 novos ônibus.
Nesta terça-feira, 27, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira entrega à população mais 22 novos ônibus do sistema público integrado de transporte coletivo. A cerimônia acontece às 8 horas, em frente ao Palácio Ignácio Barbosa, na Praça Olímpio Campos, Centro da cidade.A Atual Administração adquiriu mais quatro novos ônibus para o transporte escolar. Ao todo já foram comprados 12 novos ônibus com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Pompéu. A meta é renovar toda a frota escolar do município, oferecendo aos estudantes um transporte de qualidade. Todos estão à disposição dos alunos nas áreas rurais e urbanas da cidade. São cinco microônibus com capacidade de 36 lugares e 7 ônibus que comportam 66 pessoas cada. A medida faz parte do processo de renovação da frota iniciado no ano passado, em parceria com os empresários do setor, que culminou na entrega de mais de 100 novos veículos e na melhoria significativa do serviço ofertado aos passageiros, que agora têm mais conforto e segurança.
Este ano, 35 ônibus novos já foram entregues aos usuários do sistema público de transporte coletivo. A renovação alcança 20% da frota da cidade, que atualmente tem aproximadamente 500 veículos.
Ônibus novos
Os ônibus que serão entregues nesta terça são das empresas Viação São Cristóvão (VSC) e Viação Cidade de Aracaju (VCA). Todos estão equipados com câmeras de segurança, GPS e elevador para cadeirantes. Cada um representa um investimento de cerca de R$ 250 mil.

http://www.faxaju.com.br

* Ônibus chegam para reforçar o transporte escolar em Pompéu.
A Atual Administração adquiriu mais quatro novos ônibus para o transporte escolar. Ao todo já foram comprados 12 novos ônibus com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Pompéu. A meta é renovar toda a frota escolar do município, oferecendo aos estudantes um transporte de qualidade. Todos estão à disposição dos alunos nas áreas rurais e urbanas da cidade. São cinco microônibus com capacidade de 36 lugares e 7 ônibus que comportam 66 pessoas cada.

http://www.guiabd.com.br/

Infraero opera com novos ônibus

Cuiabá e Viracopos foram os beneficiados
Neste mês, o Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Cuiabá - Marechal Rondon (MT) iniciou a operação de dois novos ônibus adquiridos pela Infraero. Conforme anunciado, estes veículos serão destinados ao transporte de passageiros entre o terminal e as aeronaves.

De acordo com informações da estatal, os ônibus operam 24 horas por dia e têm capacidade para transportar 76 passageiros por viagem. Possuem limitador de velocidade, tacógrafo, rádio comunicadores, ar-condicionado e câmbio automático, além de um sistema “anjo da guarda” que impede que o veículo se movimente com as portas abertas. Além disso, possuem rampa para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme a legislação em vigor

Para o superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy Soares Freitas, esses veículos vão garantir o melhor trânsito remoto aos usuários. “Os colaboradores do aeroporto foram treinados e estão aptos a oferecer mais essa facilidade, que possibilita maior conforto e acessibilidade aos passageiros”, afirmou.

Viracopos

Segundo a Infraero, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, também foi contemplado com sete novos ônibus. Outros dois devem ser entregues no decorrer do ano. De acordo com Everaldo Cavalcante, gerente de Operações do terminal, o foco da aquisição dos veículos é agilizar o atendimento aos passageiros.

“É um serviço essencial, pois a rapidez no transporte contribui para a satisfação dos usuários do aeroporto. E com certeza os novos ônibus, totalmente adaptados, e a ampliação da frota trarão mais conforto e satisfação aos passageiros que utilizam o terminal”.

Cavalcante enfatiza que todos os profissionais da empresa contratada para condução dos veículos foram treinados

http://www.webtranspo.com.br/

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