quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ciferal ganha com descentralização

Fábrica em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, permite ao grupo Marcopolo proximidade com a unidade da Volkswagen em Resende e competitividade para atingir clientes fora do eixo Sul-Sudeste.

À exceção do mercado de São Paulo, a marca Ciferal exerce na região Sudeste do País uma significativa liderança no segmento de ônibus urbanos de passageiros. Nada é por acaso. Ao longo de mais de 50 anos de atividades, a empresa firmou-se com um elevado grau de confiabilidade e tecnologia. "A frota é imensa.
É quase impossível determinar o número de unidades que está em circulação, principalmente no Rio de Janeiro,no Espírito Santo e em Minas Gerais",diz Carlos Zignani, diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, empresa que em 2001 adquiriu 100% do controle da Ciferal. "Da mesma forma, é impossível falar de Ciferal sem associar com Marcopolo", comenta.
Impensável também é sequer pensar em suprimir o nome Ciferal. "Uma das condições colocadas pelos ex-controladores para fechar o negócio foi exatamente a manutenção do nome", acrescenta o executivo. Zignani lembra que,logo após assumir a Ciferal, a fábrica permaneceu por aproximadamente 90dias sem fazer a montagem de ônibus para possibilitar a transferência do Sistema Marcopolo de Produção. 
Por concentrar 100% de encarroçamento de ônibus destinados ao transporte coletivo urbano, que adota uma concepção mais padronizada, a Ciferal tem um ritmo de produção de alta velocidade e produtividade. "Somente alguns modelos com nível maior de sofisticação, no qual os clientes pedem piso baixo e ar condicionado, por exemplo, são feitos em Caxias do Sul", conta Zignani. 
"A proximidade dela com a unidade fabril de Volkswagen, em Resende (80 km), sem dúvida, é um fator importante, na medida em que proporciona uma relação de preço mais atraente para o cliente", salienta. Ele comenta que o modelo Torino pode ser feito tanto no Rio de Janeiro como no Rio Grande do Sul. "Já o Ciferal Citmax é montado exclusivamente no Rio", informa o diretor da Marcopolo. Zignani destaca ainda que uma parte dos componentes utilizados nos modelos urbanos montados pela Ciferal é feita em Caxias do Sul e enviada para o Rio de Janeiro.A fábrica da Ciferal situada no município de Duque de Caxias tem capacidade para produzir três mil unidades ano, num parque de 70 mil m² de área construída em um terreno de 193 mil m². Sob o ponto de vista estratégico, a unidade atende pedidos das regiões Norte e Nordeste. "Um percentual da produção é exportado para países da América Central e Caribe.
Já o atendimento de urbanos para a América do Sul é todo feito pela equipe de Caxias do Sul", diz o executivo.
A história dela começa em 1956, um ano após a chegada de Fritz Weissmann ao Brasil, diretamente da Europa, trazendo na bagagem o know-how de quem foi o principal construtor de carruagens do imperador austro-húngaro Francisco José.
Na sua origem, a Ciferal instalou-se em Ramos (RJ), destacando-se pelo pioneirismo na fabricação de carrocerias em duralumínio. Em 1992, transferiu-se para o município de Duque de Caxias (RJ). A partir de 2003, a unidade tornou-se centro exclusivo de produção de veículos para o transporte coletivo de passageiros em centros urbanos. O foco permitiu o desenvolvimento de efetivas soluções para este segmento, o que fortaleceu a já tradicional marca Ciferal. Zignani não tem contabilizado separadamente o total de recursos aplicados na Ciferal, mas assegura que os investimentos em melhorias estruturais, tecnológicas e humanas são constantes, como forma de aperfeiçoar os layouts industriais e administrativos.
Tendo como modelo os processos das demais fábricas Marcopolo, uma central de resíduos foi construída para atender às necessidades da legislação ambiental e proporcionar melhores condições de trabalho aos mais de mil funcionários.
Desde 2003, a fábrica de nome Ciferal tornou-se um centro exclusivo de produção de veículos para o transporte coletivo de passageiros em centros urbanos.
Os produtos da marca Ciferal são focados na operação urbana, ótimos para compor uma frota e oferecem
reduzido custo operacional e fácil  manutenção.
http://www.marcopolo.com.br/website/ciferal_pt/content/marcopolo/ciferal/perfil.php
http://www.revistatransportemoderno.com.br/

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