terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Frota de ônibus não cresce há 5 anos em SP

Do Metro
Mais lotados e mais caros. Dados da SPTrans, que administra o sistema de ônibus em São Paulo, mostram que a frota na cidade não cresce desde 2006, apesar do aumento no número de passageiros. E no preço. No dia 3, a tarifa subiu de R$ 2,70 para R$ 3, um reajuste de 11%.
São Paulo possui hoje 14,9 mil veículos no transporte público – mesma quantidade registrada em 2006. Já o número de passageiros cresceu 9,2%. No ano passado, 242 milhões usaram o sistema mensalmente. Há cinco anos, eram cerca de 221 milhões. De 2007 a 2008, o número de passageiros subiu 3%. Nos últimos dois anos, o aumento foi de apenas 1%. Segundo especialistas, se os ônibus fossem menos lotados e oferecessem um serviço melhor, o crescimento na quantidade de usuários seria bem maior. Enquanto isso, a frota de carros cresceu 30%.
Além de não investir no aumento da frota, a prefeitura também não cumpriu as metas estabelecidas para o setor. Nenhum dos 66 km de novos corredores exclusivos previstos para a cidade começou a operar. E dos 13 novos terminais urbanos prometidos, apenas um foi entregue.
A SPTrans diz que, apesar de a frota não crescer, os veículos estão sendo substituídos por modelos maiores, que comportam mais passageiros. De acordo com a empresa, há estudos para reorganizar o sistema e aumentar a velocidade dos coletivos.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirma que não há previsão de aumentar a frota de ônibus da capital e que a prioridade é investir no metrô.

http://www.band.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...